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    Modelagem matemática no cárcere

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    Parte I.pdf (20.02Mb)
    Parte II.pdf (3.894Mb)
    Data
    2005
    Autor
    Gomes, Martha Joana Tedeschi
    Metadata
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    Resumo
    Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo verificar a possibilidade de trabalhar a Modelagem Matemática junto aos alunos detentos do Sistema Penitenciário do Paraná, na cidade de Curitiba e região metropolitana. A pesquisa foi desenvolvida numa abordagem qualitativa com alunos detentos do Ensino Fundamental do 2º Segmento da Penitenciária Estadual de Piraquara, de regime fechado e segurança máxima e na Colônia Penal Agrícola, de regime semi-aberto. A ação pedagógica, na perspectiva da Modelagem Matemática, foi desenvolvida sobre a construção civil, tendo em vista que um terço da população carcerária hoje existente no Estado do Paraná advém desta profissão. A utilização da Modelagem Matemática possibilitou aos alunos levantarem dados e informações, formularem, resolverem e decidirem questões de interesse, como também proporcionou o desenvolvimento da criatividade, do senso critico, da elevação da auto-estima, da intuição e da curiosidade, importantes no processo de ressocialização. As discussões geradas e o contato com dados e informações contribuíram para que os alunos compreendessem a necessidade do aprendizado escolar na sua realidade social e no seu cotidiano, visualizando a Matemática como um instrumento de análise e interpretação desta realidade. Dados desta pesquisa revelam que é possível, dentro de determinadas condições, trabalhar com a Modelagem Matemática junto aos alunos detentos.
     
    Abstract: The aim of this research was to verify the possibility of working with Modeling Mathematics with the student prisoners of Penal Institutions of the Estate of Paraná, in the city of Curitiba and outskirts. The research was made taking into consideration a quality criterion with student prisoners of the "Ensino Fundamental" (roughly First grade) of the 2º Segment of the maximum security Estate Penal Institution in Piraquara, and at the Agricultural Penal Colony, with semi-closed detention. The teaching skills, on Mathematic Modeling, were developed to the civil construction, considering that one third of the prisoners of Paraná came originally from that profession. The use of Mathematic Modeling made it possible for the students to inquire data and information, formulate, solve and decide questions of interest as well as helped to develop their creativity, critical sense, improvement of self-esteem and of intuition, which are so important in the process of resocialization. The discussions and the contact with data and information made the students understand the need of school learning at their social reality and everyday life, seeing Mathematics as an instrument for analysis and interpretation of this reality. Data from this research show that it is possible, having certain preliminary conditions, to work with Modeling Mathematics together with the student prisoners.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/2635
    Collections
    • Teses & Dissertações [10538]

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