O papel e o uso do livro didático de ciências nos anos finais do ensino fundamental
Resumo
Resumo: Este trabalho apresenta uma investigação sobre como os professores de Ciências dos Anos Finais do Ensino Fundamental utilizam o livro didático de Ciências e o papel desse recurso no planejamento e execução das suas aulas. Realizado através de uma pesquisa qualitativa, utilizando-se como instrumento de investigação a entrevista semiestruturada, levantou-se o perfil de um grupo de professoras da cidade de Curitiba e da Região Metropolitana e investigou-se sobre o papel e o uso do livro didático na prática pedagógica. Com base nos fundamentos de Choppin, Bittencourt, Batista, Selles e Ferreira, Wuo, Megid Neto e Fracalanza, Carneiro, Santos e Mól, Núñez et al, Amaral e Megid Neto, verificou-se que as professoras utilizam o livro didático como organizador do currículo escolar, uma vez que selecionam os conteúdos que estão presentes nesses materiais, adequando-os à realidade onde trabalham e às concepções pedagógicas que possuem. Constatou-se, também, que este recurso não é mais utilizado como única fonte de informação, mas como material de apoio e pesquisa, tanto para o aluno quanto para o professor. Atualmente, compartilha espaço com a TV Multimídia, DVD, Vídeos, internet e computadores, dentre outros de uso mais frequente. Com relação aos conteúdos de Ciências, a maioria das professoras possui dificuldade em trabalhar com os conteúdos de Física, devido à formação inicial carente e pela falta de afinidade com a área. No ponto de vista das professoras entrevistadas, o livro didático não contribui para o desenvolvimento de tais conteúdos por apresentar maior ênfase nos cálculos, pouca interdisciplinaridade e contextualização, diferindo-se das propostas apresentadas no programa curricular nacional e no estadual. Abstract: This study presents an investigation about the usage of Science textbook by Science teachers of the final years of elementary school. It was also investigated the role of this resource in the planning and implementing of their lessons. It occured through a qualitative research that utilized semi structured interviews with teachers from Curitiba and Metropolitan region as an investigation instrument. This, allowed to elaborate a profile of these teachers and to investigate the role and usage of textbooks in the teaching practice. The interview results were analyzed from the perspective of Bittencourt, Baptist, Selles and Ferreira, Wuo, Megid Neto and Fracalanza, Carneiro, Santos and Mól, Núñez et al and Megid Neto and Amaral. From this analysis, it was found that teachers use the textbook as an organizer of the school curriculum. Teachers select contents of books and associate such contents to their local situation and their pedagogical conceptions. It was also noted that the textbook is no longer used as the only source of information, but it is primarily used as support to the researches and as background material for both students and teachers. Currently, the textbook shares space with the Multimedia TV, videos, internet and computers, among others. In relation to Science contents, most teachers have difficulty working with the Physics contents due to a deficient initial education on the subject and a lack of affinity with the area. On the interviewed teachers' point of view, the textbook does not contribute to the development of Physics contents because they are presented with a great emphasis on calculations, little interdisciplinarity and contextualization. Thus, differing from the proposals in national and state curriculum.
Collections
- Teses & Dissertações [10510]