A probabilidade como componente curricular na formação matemática inicial de professores polivalentes
Resumo
Resumo: O presente estudo se constitui num ensaio teórico que tem como objetivo indicar conhecimentos necessários a compor uma proposta para o ensino de noções de probabilidade na formação matemática inicial de professores polivalentes em cursos de Pedagogia. A coleta de dados para a construção do quadro teórico se deu por meio de levantamentos bibliográficos e documentais. O trabalho está organizado em cinco capítulos. O primeiro capítulo é relativo à introdução do estudo e traz a proposição do problema, a delimitação do objeto de estudo, o objetivo e descreve os procedimentos metodológicos. O segundo capítulo aborda a teoria das probabilidades como componente curricular, mostra contextos nos quais a noção de acaso foi interpretada, identifica diferentes concepções de probabilidade, identifica justificativas e objetivos para o ensino de noções de probabilidade na escola. O terceiro capítulo trata da problemática da formação matemática inicial de professores polivalentes, mostra o lugar dessa formação e o perfil de alguns alunos de Pedagogia, mostra e analisa resultados de estudos brasileiros sobre a formação matemática inicial de professores polivalentes, identifica conhecimentos necessários para a formação matemática do professor polivalente e identifica conteúdos propostos para essa formação. O quarto capítulo apresenta uma proposta para o ensino de noções de probabilidade na formação matemática inicial do professor polivalente, indicando conhecimentos necessários a compor essa proposta e que estão pautados em aspectos relativos a fundamentos sociológicos e filosóficos; à cultura matemática escolar; ao processo ensino-aprendizagem e à didática da matemática. O quinto capítulo tece considerações sobre o estudo, apontando possibilidades e limites da proposta. Abstract: This theoretical research aims pointing out the knowledge needed to elaborate a proposal on notions of probability for pre-service elementary teacher education on Pedagogy undergraduate program. The data required for building the theoretical foundation was gathered by means of bibliographic and documental research. This dissertation is divided into five chapters. The first chapter presents the study, the statement of the problem, the subject studied, the goals and describes the met ods. The second chapter includes the probability theory as a curricular component, points out contexts in which the random notion has been interpreted, identifies different conceptions of probability, identifies th teaching aims and goals of probability in schools. The third chapter discusses the problem of the preservice elementary teacher education in mathematics, points out the place of education in the curriculum and the profile of Pedagogy undergraduate students, indicates and analyzes Brazilian researches about pre-service knowledge on mathematics education identifying the necessary knowledge on mathematics for such education. The fourth chapter raises questions about a proposal for preservice elementary teacher education on probability and indicates four aspects concern this education: a) sociological and philosophical grounds, b) the mathematics culture of the school system, c) the teaching-learning process, and d) mathematics educations methods. Some considerations are discussed on the fifth pointing out possibilities and limits of this proposal.
Collections
- Teses & Dissertações [10470]