Lula na Veja : da campanha presidencial de 2002 à reeleição em 2006, uma análise de discurso crítica
Date
2011Author
Fernandes, Alessandra Coutinho, 1969-
Metadata
Show full item recordSubject
Silva, Luiz Inácio Lula da, 1945-Teses
Análise do discurso
Letras
xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-type
TeseAbstract
Resumo: As instituições da mídia detêm grande poder simbólico nas sociedades contemporâneas. São elas que selecionam quais fatos do cotidiano devem virar notícia, e como essas notícias serão representadas, de forma a potencialmente contribuir para manter ou transformar crenças e atitudes em diferentes áreas da vida. As representações produzidas pela mídia, no entanto, muitas vezes não são isentas de ideologia; sendo, na realidade, moldadas conforme os interesses das instituições que as veiculam. Ciente disso, nesta tese, com base na versão da Análise de Discurso Crítica proposta pelo linguista britânico Norman Fairclough (1999, 2003) e nos recursos fornecidos pela Gramática do Design Visual de Gunther Kress e Theo van Leeuwen (2006), investiguei como a revista Veja representou Lula em sua trajetória política de 2002 a 2006. Meus corpora de análise foram constituídos por dezessete edições da revista, em que analisei tanto as capas quanto as matérias de capa sobre Lula, focando em três momentos específicos: o período da campanha presidencial de 2002 até a posse de Lula como Presidente em 01 de janeiro de 2003; o período da crise política do PT em 2005; e o período do ano eleitoral de 2006, incluindo a campanha presidencial e estendendose até a reeleição de Lula. Em minhas análises, identifiquei diferentes tipos de discursos que a revista materializou ao representar Lula entre 2002 e 2006. Observei que, embora a maioria desses discursos figurassem tanto nas capas quanto nas matérias sobre Lula, alguns discursos tiveram ênfases diferentes nas capas e nas matérias sobre Lula, e que, em sua quase totalidade, esses discursos contribuiriam para diminuir o capital simbólico de Lula. Abstract: Media institutions hold great symbolic power in contemporary societies. They select which everyday facts will become news and how those news will be represented, so as to potentially contribute to maintain or change beliefs and attitudes in different areas of life. However, many times media representations, are not free of ideology, being, in fact, shaped by the interests of the institutions that produce them. Aware of this, in this thesis, based on British linguist Norman Fairclough’s version of Critical Discourse Analysis (1999, 2003), and based on Gunther Kress and Theo van Leeuwen’s Grammar of Visual Design (2006), I have investigated how Veja, Brazil’s best sold weekly magazine, represented Lula in his political trajectory from 2002 to 2006. My corpus was composed of seventeen issues of the magazine, in which I researched both the covers and articles about Lula, focusing in three specific moments: firstly, the period from the presidential campaign in 2002 to the day Lula took office in 2003; secondly, the period of crisis in 2005, due to the scandals of ‘Mensalão’ (illegal practice of paying politicians to favor the government in Congress); thirdly, the period that covered the electoral year of 2006, including the presidential campaign and extending until Lula’s reelection. In my analysis, I have identified different types of discourses materialized by Veja as it represented Lula from 2002 to 2006. I have observed that, although many of those discourses appeared both in the covers and in the articles about Lula, some of those discourses were emphasized differently in the covers and in the articles about Lula. I have also observed that, almost in its totality, those discourses would ontribute to diminish Lula’s symbolic capital.
Collections
- Teses & Dissertações [8509]