Mostrar registro simples

dc.contributor.otherPereira, Magnus Roberto de Mello, 1953-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Históriapt_BR
dc.creatorCastro, Elizabeth Amorim dept_BR
dc.date.accessioned2024-03-11T13:59:39Z
dc.date.available2024-03-11T13:59:39Z
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/25984
dc.descriptionOrientadora: Prof. Dr. Magnus Roberto de Mello Pereirapt_BR
dc.descriptionTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes, Programa de Pós-Graduação em História. Defesa: Curitiba, 11/08/2010pt_BR
dc.descriptionBibliografia: fls. 338-343pt_BR
dc.description.abstractResumo: O edifício escolar é um produto cultural histórica e geograficamente determinado, concebido a partir da teoria e da prática arquitetônica, estruturadas em princípios e conceitos, como uma resposta às demandas programáticas, pedagógicas, higienistas e sociais vigentes. A partir de tais pressupostos é realizada a leitura e a interpretação da historia da educação peia arquitetura dos edifícios escolares analisando o processo de constituição histórica dos edifícios escolares do Paraná entre 1853 e 1955, distribuídos em cinco períodos. Para o desenvolvimento do estudo são utilizadas categorias analíticas próprias da isciplina como o programa de necessidades, o partido arquitetônico, a técnica construtiva e a modenatura, que identificam permanências e mudanças e a constituição de tipologias espaciais. Considerando que a racionalidade, a utilidade, a economia e a adequação integram o caráter do edifício escolar em todo o período é examinada a solução da arquitetura para as diferentes necessidades e imposições pedagógicas e higienistas.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The School Building is a cultural outcome, geographically and historically determined, conceived as such from the Theory and Architectural Practices, structured on principles and concepts as a response to the programmatic, pedagogical, hygienist and social current demands. Departing from such presumptions, it is put forth the reading and the interpretation of the History of the Education through the School BuHdings ' architecture, taking into analysis the historical embodiment of School Buildings in the State of Paraná between 1853 and 1955, disposed in five periods. As for the development of the study, analytical categories relevant to the discipline are used - like the necessities program, the architectural parti, the construction technique and the ordonnance, which identify continuities and changes, and the constitution of spatial typology. Considering that the rationality, the usefulness, the economy and the adequacy - all of which make up the School Building's character throughout the entire period, it is then examined the architectural solutions for the distinguished necessities and the pedagogical and hygienist impositions.pt_BR
dc.format.extent2 v. : il., tabs.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectEdifícios escolarespt_BR
dc.subjectHistóriapt_BR
dc.subjectArquitetura - Paranápt_BR
dc.titleArquitetura das escolas públicas do Paraná (1853-1955)pt_BR
dc.typeTesept_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples