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    Estratégias de comercialização de grãos de produtores rurais de duas regiões do Centro - Sul do Estado do Paraná

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    Tese Sueli Karling Definitiva.pdf (690.1Kb)
    Date
    2011-08-22
    Author
    Karling, Sueli
    Metadata
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    Subject
    Teses
    xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-type
    Tese
    Abstract
    Resumo: O presente estudo buscou investigar se a estratégia de comercialização de soja, milho e trigo adotada pelos agricultores é influenciada pela necessidade de efetuar os pagamentos dos gastos gerados com os insumos de produção destes cereais. Para atingir este objetivo foram levantados, para cada produtor analisado e para cada evento ocorrido no período de três anos, dados inéditos referentes à comercialização de grãos e ao endividamento dos produtores associados às duas Cooperativas fixadas em regiões bastante contrastantes, Guarapuava e Manoel Ribas. O procedimento estatístico relacionou a variável dependente, venda, às variáveis explicativas, pagamentos dos insumos e preços. Por meio dos modelos de análise de regressão linear e análise de regressão probit, foi possível definir que variáveis apresentam relação causal com a venda de grãos. Os produtores de grãos associados às Cooperativas estudadas não comercializam sua produção no momento do pagamento dos insumos. Os coeficientes negativos para o preço da soja indicam que a probabilidade de vender a soja diminui à medida que o preço desta oleaginosa aumenta. No caso do milho, as chances de vender este cereal aumentam com o umento do preço, consequentemente, o produtor rural forma mais estoques especulativos de soja do que de milho. Ao estratificar a amostra da Cooperativa A em mini, pequenos e grandes produtores, os valores confirmam os resultados da amostra total. Quando os valores de pagamento do custeio aumentam, as chances de venda diminuem em 32% para mini produtores, 65% para pequenos e 15% para grandes produtores. A variação positiva no preço do milho em uma unidade aumenta a probabilidade de venda em 2,3% para grandes produtores, 3% e 4,4% para médios e mini produtores, respectivamente. O coeficiente do preço da soja é negativo em todos os estratos indicando que, aumentando o preço da soja em uma unidade, as chances de venda desta oleaginosa caem em aproximadamente 2,6% para os três estratos nalisados.
    URI
    http://hdl.handle.net/1884/25952
    Collections
    • Teses [195]

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