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dc.contributor.authorChaves, Niltonci Batistapt_BR
dc.contributor.otherMarques, Vera Regina Beltrãopt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2020-07-31T14:27:53Z
dc.date.available2020-07-31T14:27:53Z
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/25748
dc.descriptionOrientadora: Profª Drª Vera Regina Beltrão Marquespt_BR
dc.descriptionTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 24/02/2011pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.descriptionÁrea de concentração : História e historiografia da educaçãopt_BR
dc.description.abstractResumo: Este estudo trata de discursos e práticas de médicos-educadores (compreendidos também como "intelectuais públicos") em Ponta Grossa/PR entre 1931 e 1953, considerando esse um período no qual os campos da educação e da saúde estiveram atrelados institucionalmente, vinculação que viria a proporcionar a incorporação de ações pedagógicas por parte dos médicos em atuação no período. A investigação se deu, sobretudo, a partir da análise das informações contidas em dois grandes corpos documentais, constituídos pelas atas das agremiações médicas ponta-grossenses e pelo jornal Diário dos Campos, principal veículo de comunicação existente na cidade durante o período abordado. Considerando as possibilidades da produção de um estudo que privilegia as questões da história local e tendo a preocupação de cruzar três campos específicos, educação, história e saúde, este trabalho situa as discussões envolvendo as questões médico-pedagógicas em nível nacional e enfatiza as particularidades dessas questões no âmbito local. Trata-se, assim, de uma pesquisa histórica que tem, especialmente, em conceitos apresentados por Pierre Bourdieu - campo, profession, capital simbólico, etc. -, sua principal articulação teórico-conceitual.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This study deals with discourses and practices by medical professors (also understood as "public intellectuals") in Ponta Grossa/PR between 1931 and 1953. This is a period in which education and health were institutionally bound, a connection which would later give rise to pedagogical actions on the part of doctors at the time. The research took place principally from the analysis of information existant in two large documental corpus mainly consisting of records from the medical councils of Ponta Grossa and from the Diário dos Campos newspaper which was the main vehicle for communication in the city at the time. Taking into account the possibility of producing such a study which highlights the issues of local history, and intersecting three specific fields, education, history and health, this study places the discussions on medical and pedagogical issues on a national level, and emphasizes the local circumstances of these issues. It is, therefore, a historical research which has, above all, the concepts presented by Pierre Bourdieu - field, profession, symbolic capital, etc. -, as it main theoretical and conceptual expression.pt_BR
dc.format.extent298 f. : il. algumas color., retrs.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectTesespt_BR
dc.subjectEducação - História - Ponta Grossa (PR)pt_BR
dc.subjectMédicos - História - Ponta Grossa (PR)pt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleEntre "preceitos" e "conselhos" : discursos e práticas de médicos-educadores em Ponta Grossa/PR (1931-1953)pt_BR
dc.typeTesept_BR


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