Show simple item record

dc.contributor.authorGomes, Martha Joana Tedeschipt_BR
dc.contributor.otherSoares, Maria Tereza Carneiro, 1955-pt_BR
dc.contributor.otherSilveira, Maria Helena Pupopt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2020-07-31T14:51:20Z
dc.date.available2020-07-31T14:51:20Z
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/25629
dc.descriptionAcompanha CD-ROMpt_BR
dc.descriptionOrientadora: Profª Drª Maria Tereza Carneiro Soarespt_BR
dc.descriptionCo-Orientadora: Profa. Dra. Maria Helena Pupo Silveirapt_BR
dc.descriptionTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 25/02/2011pt_BR
dc.descriptionBibliografia: fls. 248-256pt_BR
dc.description.abstractResumo: Esta pesquisa foi realizada no CEEBJA "Dr. Mário Faraco", escola responsável pela educação formal dos privados de liberdade, em unidades penais localizadas na cidade de Curitiba e região metropolitana. Tem como objetivo identificar, descrever e analisar os resultados obtidos na disciplina de Matemática pelos adultos detidos nestas unidades penais, em dois processos de certificação escolar, ocorridos no período de 1982 a 1997. Apoiada nos pressupostos da pesquisa documental a aposta era a de que, a partir do ano de 1995, a elaboração de uma proposta pedagógica específica - com a avaliação dos alunos matriculados sendo realizada dentro do processo de ensino-aprendizagem - os índices de aprovação em Matemática seriam maiores. No entanto, constatou-se que no período de 1982 a 1986, na disciplina de Matemática, o porcentual geral de aprovação não foram sig ificativamente diferentes dos demais períodos. Observadas as peculiaridades de cada um desses períodos, conclui-se que quanto a forma de certificação escolar não é possível qualquer tipo de comparação devido a precariedade dos documentos encontrados e ao pequeno espaço de tempo investigado em relação a nova proposta de certificação. O mais importante é que, apesar do número de alunos concluintes ser pequeno, em todos os períodos analisados foi possível verificar o esforço do aluno privado de liberdade na busca da certificação escolar.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This research was done in CEEBJA "Dr. Mário Faraco", responsible school for the formal education of those who are arrested in criminal units in Curitiba city and its suburbs. The research has the objective to identify, describe and analyze some Math results achieved by the inmates in those criminal units through two academic certification processes from 1982 to 1997. Based on the assumption of the documental research the bet was that from 1995, the elaboration and implementation of a specific pedagogical proposal - with the evaluation of the enrolled students been made within a teaching-learning process - the rates of passing students in Math would be higher. However we find that from 1982 to 1986, the total pass percentage, in Math, was not meaningly different from other periods. When we look at the peculiarities of each one of these periods we can conclude that, about the academic cetification form we can’t do any kind of comparison due to the precariousness of the found documents and the short time that was investigated in relation with the new certification proposal. The most important thing is that in spite of the short number of students who finished theirs studies, in all the analized periods, we could verify the effort of the inmates in their pursuit for the academic certification.pt_BR
dc.format.extent256 f. : il.; tabs.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectTesespt_BR
dc.subjectPrisioneiros - Educação - Paranápt_BR
dc.subjectMatemática - Estudo e ensino - Prisõespt_BR
dc.subjectPrisões - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleIntramuros : a certificação em matemática no CEEBJA Dr. Mário Franco - 1982 a 1997.pt_BR
dc.typeTesept_BR


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record