• Login
    View Item 
    •   DSpace Home
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016048P6 Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Conservação
    • Dissertações
    • View Item
    •   DSpace Home
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016048P6 Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Conservação
    • Dissertações
    • View Item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Avaliação genotóxica de efluentes químicos de laboratórios de instituição de ensino e pesquisa utilizando como bioindicador o peixe Astyanax altiparanae (Characidae)

    Thumbnail
    View/Open
    GABRIELI L GALVAN_DISSERTACAO2011.pdf (2.297Mb)
    Date
    2011-05-11
    Author
    Galvan, Gabrieli Limberger
    Metadata
    Show full item record
    Subject
    Teses
    Aguas residuais - Analise
    Astyanax (Peixe)
    Characideo
    xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-type
    Dissertação
    Abstract
    Resumo: A degradação da qualidade da água pelo despejo de efluentes vem colocando em risco a saúde dos organismos, inclusive das populações humanas, sendo um problema ambiental de escala global. Os efluentes provenientes dos laboratórios das instituições de ensino e pesquisa, mesmo sendo compostos por misturas complexas, são raramente avaliados e fiscalizados por orgãos ambientais. Desta forma, o presente estudo objetiva avaliar os efeitos genotóxicos em indivíduos de Astyanax altiparanae expostos aos efluentes químicos pré e pós-tratamento, provenientes de laboratórios do Departamento de Engenharia Química da Universidade Federal do Paraná, através da técnica do ensaio cometa e teste do micronúcleo (MN) e alterações morfológicas nucleares (AMN). Os peixes foram expostos às concentrações de 10%, 50% e 100% do efluente bruto (EB) e do efluente tratado (ET) pelo período de 96 horas, foram utilizados 60 peixes por concentração do contaminante, sendo amostrados 15 indivíduos a cada 24 horas. O ensaio cometa foi avaliado em eritrócitos e células branquiais. As freqüências de micronúcleo (MN), alterações morfológicas nucleares (AMN) e eritrócitos imaturos (EI) foram analisadas em eritrócitos. Os resultados obtidos através do ensaio cometa indicam que em todas as concentrações e períodos de exposição, ambos os efluentes induziram danos no material genético dos tipos celulares avaliados. Tanto nos eritrócitos quanto nas células branquiais houve redução do efeito genotóxico no tempo de 48 horas na concentração de 10%. De maneira geral, o ET apresentou maior potencial genotóxico do que o EB nas concentrações de 50% e 100%. Foram obtidas baixas freqüências de MN e AMN, sendo observado decréscimos nas freqüências de MN em todos os grupos contaminados no tempo de 72 horas e nas freqüências de AMN nos grupos contaminados com os efluente tratado nos tempos de 24 e 48 horas e decréscimo na freqüência de EI em todos os tratamentos. Ambos os efluentes induziram danos no material genético e apresentaram caráter citotóxico, evidenciando que os efluentes avaliados causam risco ao ecossistema.
    URI
    http://hdl.handle.net/1884/25590
    Collections
    • Dissertações [183]

    DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
    Contact Us | Send Feedback
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Browse

    All of DSpaceCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsxmlui.ArtifactBrowser.Navigation.browse_typeThis CollectionBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsxmlui.ArtifactBrowser.Navigation.browse_type

    My Account

    LoginRegister

    Statistics

    View Usage Statistics

    DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
    Contact Us | Send Feedback
    Theme by 
    Atmire NV