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dc.contributor.authorStrapasson, Danilo Cesar, 1983-pt_BR
dc.contributor.otherSantos, Aguinaldo dos, 1970-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Tecnologia. Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civilpt_BR
dc.date.accessioned2021-07-12T20:33:27Z
dc.date.available2021-07-12T20:33:27Z
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/25578
dc.descriptionOrientador : Prof. Aguinaldo dos Santospt_BR
dc.descriptionDissertaçao (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Tecnologia, Programa de Pós-Graduaçao em Construção Civil. Defesa: Curitiba, 2011pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: O presente trabalho oferece uma série de soluções de flexibilidade com o objetivo de auxiliar profissionais e departamentos técnicos envolvidos na concepção e execução de edificações de ensino superior. A pesquisa focaliza os nos princípios de independência e upgradability na fase de planejamento dos projetos das edificações, sendo que a escolha destes princípios é justificada pela possibilidade de proporcionar flexibilidade a fim de obter facilidade de adaptações nos sistemas de vedação e prediais (elétricos, rede/comunicação) dos ambientes de edificações de ensino. O método de pesquisa adotado para sta pesquisa foi o estudo de caso, sendo o mesmo dividido em três etapas. A primeira etapa, preparatória à realização do estudo de caso, envolveu a revisão de soluções projetuais para flexibilidade constantes na literatura. Na segunda etapa, também preparatória ao estudo de caso, realizou-se uma "Mini-Survey" com pesquisas de soluções tecnológicas para obtenção de instalações flexíveis. A terceira etapa tratou do estudo de caso propriamente dita, o qual foi realizado por meio de observações e registros realizados em uma sala de aula da Universidade Federal do Paraná. Como resultados foram apresentados critérios de escolha de soluções flexíveis que podem ser aplicadas aos projetos de salas de aula de edificações de ensino superior.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The present work offers a range of flexible solutions with the aim of helping professional and technical departments involved in the design and implementation of higher education buildings. The research focuses on the principles of independence and upgradability in the planning phase of designs of buildings, and the choice of these principles is justified by the possibility of providing flexibility to achieve ease of djustments in the fence and building systems (electrical, network/communication) environments for education buildings. The research method adopted for this research was a case study, the same being divided nto three stages. The first step is preparatory to the holding of the case study involved the review of design solutions for flexibility in the academic literature. In the second stage, also preparatory to the case study, there was a "Mini-Survey" research with technological solutions to achieve flexible installations. The third stage dealt with the case study itself, which was conducted through observations and records conducted in a classroom at the Federal University of Parana. Results were presented as criteria for choosing flexible solutions that can be applied to designs in the classrooms of higher education buildings.pt_BR
dc.format.extent112p. : il. algumas color.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectTesespt_BR
dc.subjectEdificaçõespt_BR
dc.subjectProjetos - Avaliaçãopt_BR
dc.subjectEngenharia Civilpt_BR
dc.titleFlexibilidade em projetos de edificações de ensino superior : estudo de caso na UFPRpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


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