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    Cuide-se... porque você vale muito : um estudo das estratégias de polidez linguística nos anúncios publicitários brasileiros e argentinos

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    Dissertacao_Maristella_2011.pdf (7.971Mb)
    Data
    2011
    Autor
    Gabardo, Maristella
    Metadata
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    Resumo
    Resumo: O presente estudo tem por objetivo analisar o uso das estratégias linguísticas de polidez nos anúncios publicitários de cosméticos das revistas femininas Cláudia e Ohlalá!. Essa pesquisa se baseará nos conceitos fornecidos pelas teorias pragmáticas dos atos de fala (AUSTIN,1962; SEARLE, 1969,1975 e HAVERKATE,1994) e no marco teórico desenvolvido por Brown e Levinson (1987) sobre a teoria da polidez. Por se tratar de um objeto de estudo relativamente inexplorado pragmaticamente, iniciamos explorando as particularidades do mesmo e a complexidade de sua natureza. São dois os objetivos que norteiam esse estudo: o primeiro é observar como se dá o uso das estratégias de polidez linguística nos slogans e nos títulos dos 60 anúncios de cosméticos que formam esse corpus. Por se tratar de um estudo intercultural, o segundo objetivo é analisar as diferenças e as semelhanças entre os usos dessas estratégias e levantar algumas hipóteses sobre esse uso. Os resultados encontrados evidenciam, por exemplo, uma preferência em ambos os países e em ambas as partes do anúncio, título e slogan, pelas estratégias de polidez positiva.
     
    Abstract: This present research aims to analyse the use of the politeness strategies in the cosmetics advertisements of Cláudia and Ohlalá! (women's magazine). This study is based on the concepts provided by the pragmatic theories of speech acts (AUSTIN, 1962; SEARLE, 1969, 1975 and HAVERKATE, 1994) and in the theoretical frame developed by Brown and Levinson (1987) about politeness. Due to the fact that this is a relatively unexplored object, pragmatically speaking, we started by exploring its particularities and the complexity of its nature. There are two goals that guide this study: the first one is to observe how politeness strategies are used in the titles and in the slogans of the 60 cosmetics advertisements that compose this corpus. As this is an intercultural study, the second goal is to analyse the differences and similarities between the use that each of these cultures does of the strategies and to develop some hypothesis about it. The results show, for an example that both magazines prefer to use the positive strategies both in the title as in the slogan.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/25420
    Collections
    • Teses & Dissertações [10561]

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