• Login
    View Item 
    •   DSpace Home
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016030P0 Programa de Pós-Graduação em Métodos Numéricos em Engenharia
    • Dissertações
    • View Item
    •   DSpace Home
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016030P0 Programa de Pós-Graduação em Métodos Numéricos em Engenharia
    • Dissertações
    • View Item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Avaliação de estabelecimentos públicos pertencentes aos Núcleos Regionais de Educação de União da Vitória e de Paranavaí - PR

    Thumbnail
    View/Open
    LUCIANA BARBARA SEBEN dissertacao - Avaliacao de Estabelecimentos Publicos Pertencetes aos NRE de.pdf (4.084Mb)
    Date
    2011-03-14
    Author
    Seben, Luciana Bárbara
    Metadata
    Show full item record
    Subject
    Teses
    Avaliaçao educacional - Métodos estatísticos
    Educação - Paraná
    Ensino - Avaliação
    Analise de regressão
    Correlaçao canônica (Estatística)
    xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-type
    Dissertação
    Abstract
    Resumo: O ensino básico do Brasil é frequentemente questionado quanto a sua qualidade e eficiência. Esta dissertação usa como ferramenta a metodologia DEA (Data Envelopment Analysis), métodos de regressão linear, regressão Tobit e correlação canônica. O objetivo é analisar o perfil e o desempenho das instituições educacionais pertencentes ao Núcleo Regional de Educação de União da Vitória e verificar semelhanças existentes com o Núcleo Regional de Educação de Paranavaí. Alguns dados usados no trabalho provêm de questionários preenchidos pelos professores e pelos alunos matriculados em 2009 no Núcleo Regional de Educação de União da Vitória; outros dados provêm de registros da Secretaria de Educação do Estado do Paraná, SEED/PR. A primeira análise (via regressão linear múltipla e correlação canônica) explorou o grau de relacionamento entre as variáveis que caracterizam as escolas; via DEA (Data Envelopment Analysis) determinou-se os índices de eficiência das escolas e, através da regressão Tobit, avaliou-se a influência entre algumas variáveis e o índice de eficiência. Também comparou-se índices (de eficiência e de correlação) apresentados pelas escolas do Núcleo Regional de Educação (NRE) de União da Vitória com os do Núcleo Regional de Educação (NRE) de Paranavaí. A regressão linear múltipla indicou a mesma relação para os Núcleos Regionais de Educação (NRE) de União da Vitória e de Paranavaí, o conjunto de insumos explicou o índice de reprovação no ensino fundamental fase II e para o ensino médio o índice de aprovação. A regressão canônica indicou que a renda média familiar é altamente correlacionada com escolaridade dos pais para ambas as modalidades de ensino: fundamental fase II e médio, no NRE de União da Vitória. Enquanto que para o NRE de Paranavaí, o número de alunos por turma está correlacionado com o número de professores e pedagogos, no ensino fundamental fase II e, para o ensino médio, não houve correlacionamento significativo e semelhanças com o Núcleo Regional de Educação de União da Vitória. A eficiência média é superior no ensino fundamental fase II e inferior no ensino médio para o NRE de União da Vitória em relação ao de Paranavaí. A regressão Tobit verificou que as variáveis influenciam mais a eficiência no NRE de Paranavaí do que para o NRE de União da Vitória.
    URI
    http://hdl.handle.net/1884/25296
    Collections
    • Dissertações [226]

    DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
    Contact Us | Send Feedback
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Browse

    All of DSpaceCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsxmlui.ArtifactBrowser.Navigation.browse_typeThis CollectionBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsxmlui.ArtifactBrowser.Navigation.browse_type

    My Account

    LoginRegister

    Statistics

    View Usage Statistics

    DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
    Contact Us | Send Feedback
    Theme by 
    Atmire NV