Conceitos e ferramentas para apoiar o ensino de xadrez através de computadores
Abstract
Resumo: Este trabalho apresenta conceitos e ferramentas para gerar sistemas tutores inteligentes (ITS) desenvolvidos especificamente para o ensino de conceitos visuais para o Jogo de Xadrez. Faz-se uma revisão literária sobre o ensino de conceitos visuais através de sistemas computacionais, atingindo o escopo de ambientes de autoria. Nesta revisão, constata-se a inexistência de tutores automáticos que levem em consideração o forte processamento visual primário exigido na formação de perícia para o Jogo de Xadrez. Este texto apresenta um shell de ITS para o ensino destes conceitos visuais e discute a aplicabilidade limitada de idéias básicas de algoritmos de busca heurística da IA Clássica. O protótipo de ITS deste trabalho, denominado SAEX, combina ferramentas de autoria com ITS, oferecendo um arcabouço integrado, apropriado para o desenvolvimento dos referidos sistemas de ensino. Ao final, são indicadas possibilidades reais de utilização deste ITS e de trabalhos futuros. Abstract: This work presents concepts and software tools for generating intelligent tutoring systems (ITS) specifically developed for the teaching of visual concepts aimed at Chess learners. A literature review is presented on computer based teaching of visual concepts as well as on authoring systems and tutoring shells. It is shown that existing systems for teaching Chess do not cover the issues of primary visual interpretation, an important capacity in acquiring expertise according to previous research work. The text presents an ITS shell for the teaching of visual concepts as an alternative to basic ideas of classical AI heuristic search methods. The prototype system SAEX, implemented as part of the work, combines authoring and intelligent systems techniques in an integrated framework to benefit learning. At the end, the text indicates real possibilities of use of this ITS and future research.
Collections
- Teses & Dissertações [8698]