Show simple item record

dc.contributor.advisorDirene, Alexandre Ibrahimpt_BR
dc.contributor.authorNoronha, Robinson Vidapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciencias Exatas. Programa de Pós-Graduaçao em Informáticapt_BR
dc.date.accessioned2011-02-08T18:44:00Z
dc.date.available2011-02-08T18:44:00Z
dc.date.issued2011-02-08
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1884/25100
dc.description.abstractResumo: Este trabalho descreve conceitos e ferramentas de software para a autoria e o ensino de perícias em solução de problemas sobre circuitos elétricos. Algumas das demandas do treinamento da perícia de um especialista em circuitos elétricos são discutidas, assim como as formas de automatizar parte deste treinamento. Nesta contribuição, além dos conceitos fundamentais sobre a modelagem do domínio de circuitos elétricos, também são definidos vários conceitos pedagógicos genéricos que se prestam para o desenvolvimento das habilidades periciais. A ferramenta de ensino é formada por uma interface cliente e uma aplicação servidora, a qual é composta de um gerador inteligente de explicações e um simulador de circuitos elétricos para apoiar o aprendiz na solução de problemas. A criação de material de ensino é feita por meio de duas ferramentas de autoria. A primeira delas permite ao professor elaborar topologías de circuitos elétricos genéricos, as quais representam classes de problemas. A segunda ferramenta de autoria é destinada à criação de exercícios específicos como instâncias das referidas classes de problemas.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectTesespt_BR
dc.subjectSistemas tutoriais inteligentespt_BR
dc.subjectEnsino auxiliado por computadorpt_BR
dc.subjectCircuitos eletricospt_BR
dc.titleFerramenta de autoria e ensino de perícias em circuitos elétricospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record