Ferramenta de autoria e ensino de perícias em circuitos elétricos
Abstract
Resumo: Este trabalho descreve conceitos e ferramentas de software para a autoria e o ensino de perícias em solução de problemas sobre circuitos elétricos. Algumas das demandas do treinamento da perícia de um especialista em circuitos elétricos são discutidas, assim como as formas de automatizar parte deste treinamento. Nesta contribuição, além dos conceitos fundamentais sobre a modelagem do domínio de circuitos elétricos, também são definidos vários conceitos pedagógicos genéricos que se prestam para o desenvolvimento das habilidades periciais. A ferramenta de ensino é formada por uma interface cliente e uma aplicação servidora, a qual é composta de um gerador inteligente de explicações e um simulador de circuitos elétricos para apoiar o aprendiz na solução de problemas. A criação de material de ensino é feita por meio de duas ferramentas de autoria. A primeira delas permite ao professor elaborar topologías de circuitos elétricos genéricos, as quais representam classes de problemas. A segunda ferramenta de autoria é destinada à criação de exercícios específicos como instâncias das referidas classes de problemas. Abstract: This work describes concepts and software tools for the authorship and the teaching of expertise in solution of problems on electric circuits. Some of the demands of training of a specialist's expertise in electric circuits are discussed, as well as the forms of automating part of this training. In this contribution, besides the fundamental concepts on the modeling of the domain of electric circuits, there are also several defined generic pedagogic concepts that are rendered for the development of expert abilities. The teaching tool is formed by a client interface and a server application, which is composed of an intelligent generator of explanations and a simulator of electric circuits to support the apprentice in the solution of problems. The creation of teaching material is made through two authorship tools. The first allows the teacher to elaborate topologies of generic electric circuits, which represent classes of problems.The second authorship tool is used in the creation of specific exercises as instances of the referred classes of problems.
Collections
- Teses & Dissertações [8696]