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dc.contributor.advisorMurta, Cristina Duartept_BR
dc.contributor.authorBorsoi, Beatriz Terezinhapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Informáticapt_BR
dc.date.accessioned2021-07-14T13:05:28Z
dc.date.available2021-07-14T13:05:28Z
dc.date.issued2001pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/25083
dc.descriptionOrientador: Cristina Duarte Murtapt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paranápt_BR
dc.description.abstractResumo: Negociação e pechincha sempre foram considerados componentes decisivos nas relações comerciais. Esta consideração não é diferente no comércio eletrônico. Este trabalho investiga as possibilidades da negociação de preços no comércio eletrônico. Descrevemos a implementação de um protótipo de sistema de comércio eletrônico que permite a negociação de preços, também denominada pechincha, e os resultados de três experimentos reais de compra e venda realizados com o protótipo. Apresentamos e discutimos o algoritmo utilizado na negociação e a definição de seus parâmetros para a alteração dos preços, bem como os resultados dos experimentos do ponto de vista do vendedor e do comprador. A partir da análise dos resultados concluímos que a pechincha é largamente aceita pelos clientes e também vantajosa para o vendedor. O cliente atribui grande valor à possibilidade de negociação de preços em lojas eletrônicas. O lucro na venda e a atratividade da opção de negociação são os principais ganhos para o vendedor.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: Negotiation and bargaining have been considered important issues in business, and that is not different in electronic commerce. This dissertation presents an investigation about the effect of price negotiation in a web-purchasing transaction. We describe a prototype designed to allow price negotiation in an e-commerce site and the results of three live experiments of purchase with the system. We show the algorithm designed for negotiation, the strategies of discount and the experimental results. We conclude that price negotiation is worth for both customer and company. While price reduction and satisfaction are the main gains for the customer, the companies may profit from customer fidelity and financial gains.pt_BR
dc.format.extent92 f. : grafs. ; 30cm.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectTesespt_BR
dc.subjectComércio eletrônicopt_BR
dc.subjectPreços - Modelos matemáticospt_BR
dc.subjectInternetpt_BR
dc.subjectCiencia da Computaçãopt_BR
dc.titleNegociação de preço em comércio eletrônico : uma investigação experimentalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


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