Negociação de preço em comércio eletrônico
Date
2011-02-07Author
Borsoi, Beatriz Terezinha
Metadata
Show full item recordSubject
TesesComércio eletrônico
Preços - Modelos matematicos
Internet (Redes de computação)
xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-type
DissertaçãoAbstract
Resumo: Negociação e pechincha sempre foram considerados componentes decisivos nas relações comerciais. Esta consideração não é diferente no comércio eletrônico. Este trabalho investiga as possibilidades da negociação de preços no comércio eletrônico. Descrevemos a implementação de um protótipo de sistema de comércio eletrônico que permite a negociação de preços, também denominada pechincha, e os resultados de três experimentos reais de compra e venda realizados com o protótipo. Apresentamos e discutimos o algoritmo utilizado na negociação e a definição de seus parâmetros para a alteração dos preços, bem como os resultados dos experimentos do ponto de vista do vendedor e do comprador. A partir da análise dos resultados concluímos que a pechincha é largamente aceita pelos clientes e também vantajosa para o vendedor. O cliente atribui grande valor à possibilidade de negociação de preços em lojas eletrônicas. O lucro na venda e a atratividade da opção de negociação são os principais ganhos para o vendedor.
Collections
- Dissertações [472]