Linguagem e ferramenta de autoria para a meta-modelagem de aprendizes de conceitos visuais
Date
2011-02-04Author
Pietruchinski, Mônica Hoeldtke
Metadata
Show full item recordSubject
TesesSistemas tutoriais inteligentes
Ciencia cognitiva
Ensino auxiliado por computador
xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-type
DissertaçãoAbstract
Resumo: Este trabalho apresenta os formalismos de uma linguagem de autoria para a meta-modelagem de estereótipos de aprendizes que utilizam um sistema tutor inteligente destinado ao ensino de conceitos visuais. Foi feita uma revisão crítica da literatura sobre a modelagem de aprendizes e usuários em geral, seguida da consideração de aspectos do ensino de conceitos visuais, chegando até os ambientes de autoria. O conjunto de soluções adotadas neste trabalho se caracterizou pela integração de conceitos cognitivos e pela implementação de uma ferramenta de software para apoiar o processo de autoria dos meta-modelos de aprendizes. A ferramenta de software, chamada FEMEA, oferece uma linguagem de autoria, a qual permite a definição de estereótipos de aprendizes baseados na idéia de capacidades isoladas de perícia, a serem desenvolvidas pelo aprendiz ao longo de seu treinamento. O trabalho também inclui metas futuras de pesquisa.
Collections
- Dissertações [479]