Desempenho motor de escolares através da bateria de Teste KTK
Resumo
Resumo: O presente estudo, caracterizado como um delineamento descritivo transversal, teve como objetivo geral avaliar o desempenho motor de escolares de 7 a 10 anos de idade, de ambos os sexos, da rede municipal de Cianorte, atraves da bateria de teste KTK. Para a selecao da amostra, fez-se uso do sorteio sistematico, a partir da listagem ordenada das escolas, com base no numero crescente de alunos atriculados. Foram avaliadas 931 criancas, 503 do sexo feminino e 428 do sexo masculino. A composicao corporal foi estimada atraves das dobras cutaneas triciptal e subescapular. O desempenho motor das riancas foi avaliado atraves da bateria de teste KTK. A normalidade dos dados foi avaliada atraves do teste de Kolmogorov-Smirnov. Utilizou-se da analise de variancia de um fator para comparacao das variaveis do estudo entre os grupos etarios (ANOVA para dados normais e Kruskal- Wallis para dados nao normais). A comparacao entre os sexos foi feita pelo teste gt h para os dados normais e pelo teste de ann-Whitney para os dados nao normais. O teste Chiquadrado (ƒÔ2) foi utilizado para verificar o grau de associacao entre as variaveis estudadas. De modo geral, os resultados do presente estudo revelaram que 70,2% dos escolares apresentaram niveis de desempenho motor abaixo da normalidade, dependentemente da idade e do sexo. No entanto, as meninas apresentaram niveis de desempenho motor inferiores aos meninos. Quanto aos componentes do desempenho motor coordenado constatou-se que as meninas demonstraram mais dificuldades nos saltos lateral e monopedal do que os meninos, que apresentaram niveis inferiores de equilibrio. O percentual de gordura demonstrou forte associacao com o desempenho motor, evidenciando que as criancas que tinham um acumulo maior de gordura corporal apresentaram menores indices de desempenho motor. Com o presente estudo, pode-se concluir que os niveis de desempenho motor coordenado dos meninos sao melhores do que os das meninas, porem, de uma forma geral, os resultados foram aquem dos esperados. A gordura corporal pode influenciar negativamente nos niveis de desempenho motor das criancas, enfatizando a necessidade das aulas de Educacao Fisica Curricular na educacao infantil para combater a obesidade e criar maiores oportunidades para a pratica. Abstract: The present study, characterized as a transversal descriptive approach, aimed at evaluating the motor performance of 7 to 10 year old students, both male and female, from Cianorte municipal schools, by means of a battery of KTK test. For the sampling, a systematic drawing was performed, using a list of schools, based on the increasing number of students matriculated. 931 children were evaluated, 503 female and 428 male. The body composition was estimated by means of triceps and sub scapular skin folds. The children motor performances were evaluated using a battery of KTK test. The normality of data was evaluated by means of Kolmogorov-Smirnov test. Variance analysis was used as a factor for variable comparison of the study among age groups (ANOVA for normal data and Kruskal-Wallis for non-normal data). The omparison between genders was assessed by "t" tests for normal data and Mann-Whitney for non normal data. Chi-square test (÷²) was used to check the degree of association among the variables assessed. In a general way, the results of the present study revealed that 70,2% of students presented levels of motor performance below normal values, independently of age and gender. However, girls presented lower levels of motor performance, compared to boys. As for components of coordinated motor performance, it was possible to verify that girls showed more difficulty in side and monopedal jumps than boys, who presented lower evels of balance. The percentage of fat demonstrated a strong association with motor performance, evidencing that children with higher amounts of body fat presented lower levels of motor performance. With the present study, it was possible to conclude that levels of coordinated motor performance of boys is better than girls, however, in a general way, results were below the expected. Body fat may influence negatively the levels of children motor performance, emphasizing the need for Curricular Physical Education in children education to fight obesity and create opportunities for physical activity.
Collections
- Teses & Dissertações [10347]