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dc.contributor.otherSteiner Neto, Pedro José, 1954-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em Administraçãopt_BR
dc.creatorSousa, Paulo Daniel Batista dept_BR
dc.date.accessioned2022-12-20T23:45:08Z
dc.date.available2022-12-20T23:45:08Z
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/24999
dc.descriptionOrientador : Prof. Dr. Pedro Jose Steiner Netopt_BR
dc.descriptionTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Programa de Pós-Graduação em Administração. Defesa: Curitiba, 30/09/2010pt_BR
dc.descriptionBibliografia: fls. 185-204pt_BR
dc.descriptionÁrea de concentração: Estratégia de Marketing e Comportamento do Consumidorpt_BR
dc.description.abstractResumo: O objetivo deste estudo foi investigar as percepções das mães em relação ao comportamento de suas filhas na tomada de decisão de compras de artigos de vestuário e calçados infanto-juvenis para uso próprio. Abordagens a respeito da criança e da sociedade; teorias do desenvolvimento humano; socialização e socialização do consumo; família; arranjos familiares; criança e o consumo; tomada de decisão e tomada de decisão familiar, além de uma breve caracterização do setor de vestuário foram alguns dos tópicos utilizados no embasamento teórico-científico deste estudo. Características sociodemográficas das crianças (idade e sexo) e das famílias (renda familiar, nível educacional, período que trabalham fora, idade e situação civil) foram examinadas para identificar e analisar os comportamentos de compra. Também foram feitos questionamento a respeito de comportamento de compras, hábitos de consumo e fontes de informação utilizadas para a compra dos produtos pesquisados. O delineamento utilizado foi o de uma pesquisa de levantamento (survey) de campo, com a aplicação de questionários a uma amostra de respondentes previamente selecionadas, as quais foram entrevistadas diretamente em casa; o estudo apresenta um cunho descritivo, em que se procurou conhecer algumas das características da amostra levantada, e, consequentemente, da população estudada; o corte foi transversal, pois o resultado alcançado representa o comportamento da população naquele momento; com uma natureza quantitativa, o que o remeteu a uma técnica de análise de dados também quantitativa. A amostra foi selecionada em uma opulação de mães de meninas de cinco a doze anos de idade, residentes na cidade Curitiba-Pr, por meio de amostragem não probabilística. No mês de agosto de dois mil e dez foram coletadas impressões de trezentas mães em vários bairros da cidade, mediante a aplicação do questionário com cada uma delas. O levantamento durou três dias e a análise foi efetuada com auxílio de um pacote estatístico. Inicialmente foi efetuada uma análise descritiva, a qual identificou o grau de participação das meninas nas decisões de compra das peças e dos atributos estudados. Os testes two-way ANOVA, qui-quadrado ( 2 0 X ), regressão linear, regressão logística e análise fatorial foram utilizados com a finalidade de aprofundar a análise. Os resultados encontrados possibilitaram identificar um alto grau de influência das meninas nas escolhas das peças, assim como uma forte influência nos atributos: cor, marca, moda e estilo. Também foi possível a verificação do aumento do grau de influência conforme o crescimento da faixa etária das crianças, confirmando a teoria piagetiana.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The aim of this study was investigating the perception of mothers related to the behavior of their daughters when they choose to buy children and youth clothing and footwear articles for selfusing. Society and child approach; human development theories; socializing and consumption socialization; family; family arrangements; child and consumption; taking decisions and family choices, besides a short characterizing of the clothing sector were some of the topics used in the scientific-theorical basis of this study. Social demographical characteristics of the children (sex and age) and the family (family budget, educational level, working out period, age and civil situation) were examined to identify and analyze the shopping behavior. Questions about shopping behavior, consumption habits and sources of information to buy the researched products were made. The study design was a field survey, with the application of questionnaires and a sample of respondents beforehand selected, who were interviewed in their homes; the study presents a descriptive approach, which target was to know some of the characteristics of the sample taken, and, eventually, of the population studied; the selection was transversal, so the result represents the behavior of the population in that moment; the study had a quantifier nature, what led to a quantifier technique of data analysis. The sample was selected in a population of five to twelve years old girls’ mothers, living in Curitiba-Pr, through a non probabilistical sample. In august of 2010, impressions of 300 mothers were collected in various neighborhoods of the city, through the application of the questionnaire in each one of them. The survey took three days and the analysis was developed with the help of a statistical pack. Firstly, a descriptive analysis was developed, which indentified the level of participation of the girls in the decision of buying the pieces and attributes studied. The two-way ANOVA, chi-square ( 2 0 X ), linear regression, logistical regression and factorial analysis tests were utilized with the objective of deepening the analysis. The final results led to identify a high level of influence from the girls in the choice of the pieces, and a strong influence in the attributes: color, brand, fashion and style. It was also possible to verify the increase of the influence level according to the increase of the children’s ages, confirming the piagetian theory.pt_BR
dc.format.extent204f. + anexos : grafs., tabs.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectTesespt_BR
dc.subjectCrianças como consumidoraspt_BR
dc.subjectComportamento do consumidorpt_BR
dc.subjectProcesso decisóriopt_BR
dc.subjectAdministraçãopt_BR
dc.titleDecisão de compra de produtos de vestuário infanto-juvenil : a influência percebida pelas mães de meninas de cinco a doze anos de idade na cidade de Curitiba - PRpt_BR
dc.typeTesept_BR


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