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dc.contributor.authorEdmundo, Eliana Santiago Gonçalvespt_BR
dc.contributor.otherJordão, Clarissa Menezes, 1963-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.date.accessioned2020-05-06T20:55:04Z
dc.date.available2020-05-06T20:55:04Z
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/24961
dc.descriptionOrientadora: Profa. Dra. Clarissa Menezes Jordãopt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes, Programa de Pós-Graduação em Letras. Defesa: Curitiba, 28/09/2010pt_BR
dc.descriptionBibliografia: fls. 195-209pt_BR
dc.descriptionÁrea de concentração: Estudos linguísticospt_BR
dc.description.abstractResumo: O principal objetivo dessa pesquisa é investigar o ensino de Língua Inglesa na educação básica sob a perspectiva do letramento crítico, analisando de que maneira os pressupostos teóricos dessa abordagem materializam-se no trabalho do professor em sala de aula. A proposta envolveu a construção de dados nas aulas de Inglês de uma turma de 8ª série do ensino fundamental de um colégio da rede pública do estado do Paraná, pelo período de um ano letivo. As atividades planejadas e desenvolvidas nas aulas em conjunto com o professor colaborador, durante todo o percurso de investigação, foram observadas e analisadas sob os princípios da etnografia (André, 1997, 1998; Bortoni-Ricardo, 2008; Clifford, 1986; Nunan, 1992; Wielewicki, 2001), com o intuito de responder as seguintes questões direcionadoras: (I) Como se caracteriza o ensino de LI sob a perspectiva do LC no espaço d educação formal investigado? (II) Quais são os efeitos do ensino de LI sob a perspectiva do LC? A partir de um arcabouço teórico embasado em concepções contemporâneas de linguagem, desenvolvido por teorias pósestruturalistas, o trabalho coloca em evidência a concepção de língua como discurso (Bakhtin, 1992, 1999; Foucault, 2002) e discute o letramento crítico como uma proposta de ensino que prioriza o entendimento de como os textos constroem o mundo e as nossas identidades, e de como os discursos operam nos espaços sociais e moldam a representação da realidade (Cervetti et al., 2001; Shor, 1997). A ‘leitura’ é vista como uma leitura crítica de mundo e não apenas de palavras (Freire & Macedo, 1987). Sendo assim, as categorias de análise para a interpretação dos dados considerou: a) a concepção de língua, e (b) a problematização dos textos. Tais características foram observadas em três momentos: (1) na seleção de conteúdos e materiais didáticos; (2) no tratamento dos conteúdos desenvolvidos em sala de aula, juntamente com (3) no processo de avaliação adotado. Diante das observações de aulas e demais instrumentos empregados para a construção e análise de dados, identifiquei que essa abordagem de ensino contribui para desenvolver o sentido de agência dos alunos, fundamentando-se na negociação de sentidos dos extos. Tais evidências foram percebidas por meio dos diferentes modos de produção de sentidos e de representação manifestadas pelos sujeitos pesquisados, não se limitando às formas linguísticas de significação. Os resultados da pesquisa podem provocar reflexões sobre o papel da língua inglesa no mundo globalizado, e da ação docente dos professores de Inglês em contextos de escola pública.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The main purpose of this research is to investigate English language teaching in the field of basic education from the perspective of critical literacy, analysing how the theoretical assumptions of this approach materialize in the work of teachers in the classroom. The proposal involved the building of data in English lessons in an 8thgrade class of elementary education at a public school in the state of Paraná, during one school year. The activities planned and developed in class together with the collaborator, throughout the course of investigation, were observed and analysed under the principles of ethnography (André, 1997,1998; Bartoni-Ricardo, 2008; Clifford, 1986; Nunan, 1992; Wielewicki, 2001) with the aim of answering the following questions: (I) How can we characterize English language teaching from the perspective of critical literacy in the space of formal education? (II) What are the effects of the English language teaching from a critical literacy perspective? From a theoretical framework based on contemporary language conceptions as developed by post-structuralist theories, this work highlights the conception of language as a discourse (Bakhtin, 1992, 1999; Foucault, 2002) and discusses critical literacy as an educational proposal which prioritizes the understanding of how texts construct the world and our identities, and how discourses operating in social spaces can the representation of reality (Cervetti, 2001; Shor, 1997). ‘Reading’ is seen as critical reading of the world and not just words (Freire & Macedo, 1987). Thus, the categories for data interpretation considered: (a) language as discourse and (b) questioning of texts. These characteristics were observed in three moments: (1) the selection of contents and materials; (2) the treatment of contents developed in the classroom, along with (3) the evaluation process adopted. Using class bservation and other instruments for data construction and analysis, I identified that this teaching approach helps students to develop a sense of agency based on the negotiation of the meanings from texts. Such evidences were perceived by the different ways of meaning making and representation used by the research subjects, not limited to linguistic forms of meaning. The results obtained can lead to reflections on the role of English in a globalized world, and teaching activities of English teachers in public school contexts.pt_BR
dc.format.extent241f. : il. [algumas color], tabs.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectDissertações - Letraspt_BR
dc.subjectLíngua inglesa - Estudo e ensino - Ensino público - Paranápt_BR
dc.subjectLíngua inglesa - Leitura - Critica - Escolas publicaspt_BR
dc.subjectLetraspt_BR
dc.titleO ensino de inglês na escola pública sob a perspectiva do letramento críticopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


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