A gestão da informação como suporte ao processo de tomada de decisão em uma instituição pública de ensino superior
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Data
2010-12-01Autor
Oliveira, Joelma de Souza Passos de
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Resumo: A proposta de pesquisa delineada tem como objeto demonstrar como as Instituições Públicas de Ensino Superior realizam a Gestão da Informação para suportar o processo de tomada de decisão. Para atender os objetivos da pesquisa, este estudo foi caracterizado quanto ao seu objetivo como pesquisa exploratória e descritiva, com abordagem quali-quantitativa. Utilizando como procedimento técnico o “estudo de caso” simples por ser procedimento que estabelece métodos exaustivos, permitindo que se conheça de maneira ampla e detalhada, o fenômeno estudado. Como população foi utilizada a Universidade Federal do Paraná, tendo como amostra os ocupantes de cargos de chefia de três Pró-Reitorias. Como instrumentos de pesquisa foram utilizados o questionário e a entrevista semi-estruturada, a etapa de análise de dados possibilitou organizar e sumariar os dados. Foram obtidos os seguintes resultados: se a gestão da informação praticada na Instituição suporta o processo decisório, ficou evidente que o gerenciamento da nformação é composto por vários procedimentos que se assemelham e se complementam. Nas unidades estudadas, que se encontram localizadas no nível tático da Instituição, existem recursos informacionais em fontes impressas, arquivos e bases de dados, sendo que a determinação da necessidade de informação é executada de acordo com o assunto e a situação ocorrida. Essa percepção, satisfação e identificação para quem são dirigidas as informações, ocorre de maneira rápida, cumprindo o principal objetivo de um sistema de informações que é o de atender às necessidades dos usuários. Foi constatado que não há uma filtragem das informações, o que poderia proporcionar a redução das incertezas e a retirada de informações duplicadas. Constatou-se que as mesmas encontram-se dispersas e muitas vezes dependem da boa vontade das pessoas de fornecê-las. O processo decisório esta estruturado da seguinte forma: a identificação da necessidade de decisão está relacionada à prevenção da ocorrência de problema com a portunidade de melhorar alguma situação, com a resolução de problemas. Identificar o problema consiste na delimitação e reconhecimento de suas características e limites. No processo a quantificação e o dimensionamento do problema ou situação são geradas alternativas diferenciadas, bem descritas e critérios de desempenho para cada uma delas. A Instituição possui um processo decisório colegial, por fim, as unidades pesquisadas encontram-se em pleno funcionamento quanto ao seu processo de tomada de decisão, porém a melhora no processo de gestão da informação traria benefícios e maior agilidade às rotinas executadas.
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