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    Aplicação da análise multivariada no desempenho e hierarquização das escolas estaduais do Núcleo Regional de União da Vitória

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    dissertacao pauloanselmo.pdf (643.5Kb)
    Date
    2010-11-29
    Author
    Owsiany, Paulo Anselmo Santana
    Metadata
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    Subject
    Teses
    Metodo dos elementos finitos
    xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-type
    Dissertação
    Abstract
    Resumo: A busca por melhores níveis de qualidade no ensino vem crescendo constantemente. A escola que deseja produzir ensino de qualidade deve primeiramente conhecer as necessidades de seus alunos e de sua equipe. Este trabalho busca identificar a importância das variáveis referente ao desempenho e a infraestrutura das escolas públicas estaduais do ensino fundamental pertencentes ao Núcleo Regional de Educação de União da Vitória (NRE-UVA). Para o desenvolvimento desta pesquisa, utilizou-se como instrumento principal a coleta de dados por meio de questionários que foram distribuídos a todas as escolas pertencentes ao NRE-UVA. Esses questionários foram divididos em três blocos: diretores, professores e alunos, com o objetivo de obter uma descrição quantitativa de informações. rganizaram-se os dados utilizando parte das variáveis correspondentes formando uma matriz para cada bloco, após utilizou-se para análise dos dados a técnica estatística da Análise Fatorial com o método da rotação Varimax que possibilitou obter uma estrutura linear do conjunto original de dados, por meio da sumarização da informação contida em um número de variáveis em um conjunto menor de fatores, a fim de obter os indicadores de maior poder de explicação em cada um dos três blocos. A partir desta análise utilizou-se sobre os indicadores revelados nos três blocos a análise de agrupamento (Cluster) usando o método de Ward para hierarquizar e identificar as escolas que melhor influenciam na qualidade do ensino através do desempenho e infraestrutura. Assim pode-se identificar a formação de dois agrupamentos de escolas na distância três do eixo das ordenadas, sendo o primeiro grupo formado pelas escolas que tiveram o melhor desempenho na indicação dos professores e o segundo grupo formado pelas escolas de melhor desempenho indicadas pelos diretores e alunos.
    URI
    http://hdl.handle.net/1884/24871
    Collections
    • Dissertações [227]

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