Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorBurmester, Ana Maria de Oliveirapt_BR
dc.contributor.authorPérigo, Katiucyapt_BR
dc.contributor.otherImaguire Junior, Key, 1946-pt_BR
dc.contributor.otherPereira, Magnus R. Mello (Magnus Roberto de Mello), 1953-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Históriapt_BR
dc.date.accessioned2020-05-25T14:17:44Z
dc.date.available2020-05-25T14:17:44Z
dc.date.issued2003pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/24707
dc.descriptionOrientadores : Ana Maria de Oliveira Burmester, Key Imaguire Júnior e Magnus Roberto de Mello Pereirapt_BR
dc.descriptionAutor não autorizou a divulgação do arquivo digitalpt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes, Programa de Pós-Graduação em Históriapt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: Miguel Bakun, pintor que viveu em Curitiba entre 1931 e 1963, é o personagem central deste trabalho. Periódicos de sua época e entrevistas foram fundamentais para a compreensão da posição de Bakun no meio artístico local antes e depois da sua morte. Eles serviram para a verificação de que, pela a atuação de alguns agentes e instâncias de consagração, Bakun, em vida visto como simplório e ingênuo, foi consagrado na morte. Assim, observamos que, passado o preconceito pelo homem, foi possivel apreciar a obra. Palavras-chave: Miguel Bakun; Trajetória artística; História da Arte Paranaense do século XX.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: Miguel Bakun, a painter that lived in Curitiba between 1931 and 1963, is the main character of this work. Periodicals of his time and interviews were fundamental for understanding the position of Bakun in the local artist scene before and after his death. They served to verify that, by action o f some agents and institutions of artistic consecration. Bakun, that in life was seem as simple and naive, was consecrated in death. Thus, we observe when overcoming the prejudice for the man, it was possible to appreciate his work. Key words: Miguel Bakun; Artistic trajectory; History of Parana's 20 century arts.pt_BR
dc.format.extent2v. : il.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectBakun,Miguel - 1909-1963pt_BR
dc.subjectArte - Paranápt_BR
dc.subjectPintura paranaense - Históriapt_BR
dc.subjectDissertações - Históriapt_BR
dc.subjectCNPqpt_BR
dc.titleSer visto é estar morto : Miguel Bakun e o meio artístico paranaensept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples