Progressão referencial em redações on-line
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Data
2005Autor
Cristo, Cláudio Guilherme Tuma de
Metadata
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Resumo: A presente pesquisa insere-se no campo da Lingüística Textual e tem como foco de discussão o processo referencial e anafórico na produção de textos produzidos online por alunos da 8a série do Ensino Fundamental. Objetiva-se compreender como os referentes são introduzidos nos textos desses alunos e quais são as estratégias preferidas por eles para garantir a progressão referencial ao longo dos textos. Para isso, assume-se o conceito de referenciação tal qual propõem Mondada e Dubois (2003), o qual implica analisar os referentes como objetos de discurso, ou seja, como objetos que são construídos textualmente. Isto significa dizer que o referente uma vez introduzido no texto pode ser abandonado, reativado, enriquecido, fragmentado, negociado, etc. Outro conceito importante para o processo de referenciação é o de anáfora, a partir da formulação de Marcuschi e Koch (2002). Com a ampliação do conceito de anáfora, as relações anafóricas enquanto mecanismos de retomadas vão além do conceito de anáfora enquanto retomada explícita de um referente, seja por meio da repetição de um item lexical, seja por meio de um pronome (anáforas diretas). As relações anafóricas podem se manifestar de várias maneiras dentro do discurso, entre elas, por meio das anáforas indiretas ou não correferenciais, que fazem a introdução de novos referentes como se já fossem conhecidos do interlocutor. O corpus desse trabalho foi composto por 125 textos do tipo narrativo e 125 do tipo argumentativo, num total de 250 textos, portanto, elaborados on-line a partir de temas previamente estabelecidos, que direcionaram os alunos para a produção dos tipos textuais estudados. Abstract: This dissertation in the Text Linguistics field discusses the referencial and anaphoric process in text produced on line by students on the 8th degree on Fundamental School (Ensino Fundamental). It aims to understand how the referent is introduced in these texts and which strategies they prefer to use to guarantee the referencial progression through the texts they produced. It's assumed the referenciation according to Mondada and Dubois (2003) as the main conception, which implies to analyse the referent as a discourse object i.e. it is built textually. This means that the referent once introduced in the text, it may be abandoned, reactivated, enriched, fragmented, discussed, etc. Another crucial conception to the referencial progression is anaphora, reformulated by Marcuschi and Koch (2002). According to this new conception, the anaphoric relations can occur not only with the explicit repetition of the same lexical item or of a pronoun (direct anaphora) but these relations can also occur in an indirect way (indirect anaphora) through the text. Indirect anaphora or not correferencial introduce new referents as if these referents were already known by the speaker. Corpus of this dissertation was composed for 125 narratives texts and 125 argumentative texts, in a total of 250 texts. These texts were produced on line with previous themes that directed students to produced two different kinds of text studied.
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- Teses & Dissertações [9141]