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dc.contributor.authorCarmo, Alex Sander Souza dopt_BR
dc.contributor.otherBittencourt, Mauricio Vaz Lobo, 1970-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciencias Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduaçao em Desenvolvimento Econômicopt_BR
dc.date.accessioned2010-10-15T13:36:50Z
dc.date.available2010-10-15T13:36:50Z
dc.date.issued2010-10-15
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1884/24527
dc.description.abstractResumo: O principal objetivo da presente dissertação foi analisar a inserção internacional do Brasil à luz do comércio intra-industrial. Para atingir tal objetivo, utilizou-se uma metodologia adequada para a mensuração e desagregação do comércio intra-industrial em suas duas categorias, comércio intra-industrial horizontal e comércio intra-industrial vertical, assim como utilizou-se de técnicas econométricas para verificação dos seus determinantes. Para a construção do estudo, considerou-se os dados do comércio internacional do Brasil com 44 dos seus principais parceiros comerciais, os quais foram desagregados a 4 dígitos da classificação SITC, para os anos de 2004 a 2007. Os resultados da pesquisa apontam que o comércio intra-industrial brasileiro ocorre principalmente em produtos diferenciados verticalmente, onde o Brasil está numa posição de desvantagem em relação aos seus parceiros comerciais, pois os produtos exportados pelo Brasil, de maneira geral, apresentam qualidade inferior aos produtos importados dos parceiros comerciais. Ademais, a diferença entre as dotações de fatores constitui um importante fator para a ocorrência do comércio intra-industrial vertical.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectTesespt_BR
dc.titleO comércio intra-industrial e os seus determinantespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


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