Murilo Rubião : a tragédia do homem invisível
Resumo
Resumo: A presente dissertação aborda a obra pública de Murilo Rubião, mais precisamente a última versão dos seus contos, como os encontramos nos livros O Pirotécnico Zacarias (Ia edição de 1974/ 16a edição de 1993); A Casa do Girassol Vermelho (Ia edição de 1978/ 5a edição de 1993) e O Convidado (Ia edição 1974/ 4a edição de 1988). Num primeiro momento, discutimos a terminologia que a teoria literária vem produzindo para designar a literatura não-realista contemporânea. Fazemos isso com o intuito de abrir caminho para a abordagem temática e conteudística da obra muriliana, que, sabemos, desde a primeira publicação, tem desafiado as tentativas de definição, fugindo da terminologia tradicional do fantástico. Ao traíannos com a obra propriamente dita, identificamos e caracterizamos o herói muriliano a partir da temática da invisibilidade, reconhecida por nós como a principal constante na obra do autor. Para tanto realizamos um estudo interpretativo de vários contos, sem seguir a ordem cronológica das publicações, pois pareceu-nos mais interessante a abordagem da obra toda num só bloco, estabelecendo as relações necessárias à medida que as leituras iam sucedendo. Finalizando o trabalho, refletimos sobre a escritura muriliana, tentando solucionar algumas questões que nos foram apresentadas a partir das leituras do processo criativo do autor. Abstract: This thesis examines the literary production by Murilo Rubião, more precisely, the last version of his short fiction, as found in O Pirotécnico Zacarías (1st edition 1974/16th edition 1993), A Casa do Girassol Vermelho (1st edition 1978/ 5th edition 1993) and O Convidado (1st edition 1974/ 4th edition 1988). In the first section I discuss the terminology commonly adopted to denominate non-realist contemporary literature. That is done with the purpose of introducing Rubião's themes and contents, which, as we know, have challenged definition attemps from the outset, deviating from the traditional terminology for the fantastic. When dealing with the short stories themselves, I try to identify and characterize Rubião's hero departing from the theme of invisibility, which I believe to be the main recurring practice in his work. Several short stories are, thus, analysed. The chronological order according to which they were published has not been followed, as I prefered to approach the whole work in a single block, by establishing the necessary relations while the reading was occuring. In the last section I make some final considerations about Rubião's writings, seeking the answer for some questions arisen along the process of composing this work.
Collections
- Teses & Dissertações [10480]