• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • Teses & Dissertações
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • Teses & Dissertações
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Operações recorrentes na produção de resumos

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    D - BIRAL, JOSETE.pdf (3.542Mb)
    Data
    2003
    Autor
    Biral, Josete
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo : Neste trabalho, o foco em análise é o resumo escolar. Considerado uma produção textual praticada com certa freqüência, esse tipo de resumo é resultado de uma prática ainda pouco sistematizada pelos manuais didáticos. Em contrapartida a essa baixa sistematização pedagógica, é uma tarefa requisitada de acordo com alguns procedimentos, os quais o aluno ainda não domina satisfatoriamente. Esses procedimentos que direcionam as etapas da prática resumitiva são abordados por CHAROLLES (1991 e 1992), o qual afirma que o resumo escolar apresenta as seguintes características fundamentais: a condensação, a fidelidade informacional, a reformulação lingüística e a autonomia em relação ao texto-fonte. Com base nessas características, a intenção, nesta pesquisa, é analisar dez operações mais recorrentes que caracterizaram a produção de resumos como atividade escolar, em cem resumos produzidos por alunos do Ensino Médio de um colégio particular de Curitiba. Adotando o conceito de tópico de DIJK (1992), como as porções significativas do texto responsáveis pela constituição da macroestrutura textual, o objetivo é elencar as estratégias utilizadas pelos resumidores na retextualização de um texto dissertativo-expositivo. A macroestrutura é o objeto a ser buscado pelo resumidor no texto-fonte, para, em um segundo momento, ser exposta no textoderivado, com nova característica lingüística e sintática, adequada a um novo espaço, bem menor que o do texto-fonte. A partir das estratégias utilizadas pelos resumidores, o propósito é entender quais dificuldades prevalecem nessa prática textual, a fim de sistematizar mecanismos e etapas para que operações inconvenientes sejam apontadas. O intuito maior é o de buscar opções adequadas para a construção dessa importante modalidade de texto.
     
    Abstract : This work focuses on the analysis of summary as school work. Being considered a textual production practised with certain frequency, this kind of summary is the result of a practice which has not been fully systematised by the teaching manuals. In contrast with the lack of pedagogical systématisation, it is a task required according to certain procedures, which pupils have not mastered satisfactorily yet. These procedures which guide the stages of summary practice are approached by CHAROLLES (1991 and 1992), who points out that school summary presents the following fundamental characteristics: condensation, informational reliability, linguistic reformulation and autonomy in relation to the original text. Based on these characteristics, the intention in this research is to analyse the ten most recurring operations which characterise the production of summaries as school work in a hundred summaries produced by High school pupils at a private school in Curitiba. Adopting the DIJK topic concept (1992), as the significant portions of the text responsible for the constitution of the textual macrostructure, the objective is to list the strategies used by summary writers when retextualising an expositive-dissertative text. The macrostructure is the object to be searched by the summary writer in the original text so that at a following stage he can expose it in the derivative text, with new linguistic and syntactic characteristics, suitable to a new space, much smaller than the one in the original text. From the strategies used by the summary writers, the purpose of this work is to understand the prevailing difficulties of this textual practice, in order to systematise the mechanisms and stages so that the incovenient operations can be pointed out. The main aim is to seek for suitable options to the construction of this important kind of text.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/24499
    Collections
    • Teses & Dissertações [10550]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV