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    Seqüência de desenvolvimento de aquisição de português - língua estrangeira

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    D - RAUTH, HANELISE WAGNER.pdf (2.047Mb)
    Data
    2003
    Autor
    Rauth, Hanelise Wagner
    Metadata
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    Resumo
    Resumo : Este trabalho apresenta hipóteses sobre a aquisição de português língua estrangeira baseados na Teoria da Processabilidadede PIENEMANN (1998). Questões sobre a aquisição de língua estrangeira são revistas, os modelos baseados na Gramática Universal, o Funcionalismo, a oposição Inatismo e Empirismo, inclusive visitando a discussão organizada por PIATELLI-PALMARINI (1983) contrastando os pontos de vista de Chomsky e Piaget. A aquisição de língua estrangeira é abordada a partir do processamento de linguagem, conforme o modelo de processamento de LEVELT (1989) e SCHMIDT (1990). As vantagens dos modelos de armazenamento por entradas lexicais e por regras sintáticas também são discutidas. A Teoria da Processabilidade é baseada na Gramática Léxico-funcional de BRESNAN (1982), que é apresentada sucintamente. O trabalho também faz uma revisão do Modelo Multidimencional, da Teoria da Processabilidade e de alguns estudos que a aplicaram à língua inglesa e árabe.
     
    Abstract : This work presents hypothesis about the acquisition of Portuguese as a foreign language based on PIENEMANN's (1998) Theory of Processability. Topics on second language acquisition are reviewed, as the models based on Universal Grammar, Functionalism, the opposition between Inatism and Empirism, including a review of the discussion organized by PIATELLI - PALMARINI (1983) that contrasts Chomsky's and Piaget's points of view. Second language acquisition is seen as language processing, according to LEVELT's (1989) and SCHMIDT'S (1990) models. The advantages of storage models by lexical entries and by syntatical rules are discessed too. Processability Theory is based on BRESNAN's (1982) Lexico-functional Grammar, which is presented briefly. This work also presents a review of the Multidimentional Model, of Processability Theory and of some of the studies that applied the latter to English and Arabic.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/24413
    Collections
    • Teses & Dissertações [10544]

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