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dc.contributor.advisorCosta, Édison José da, 1945-pt_BR
dc.contributor.authorModro, Nielson Ribeiropt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.date.accessioned2020-06-15T21:18:44Z
dc.date.available2020-06-15T21:18:44Z
dc.date.issued1996pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/24379
dc.descriptionOrientador: Édison José da Costapt_BR
dc.descriptionAutor não autorizou a divulgação do arquivo digitalpt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes. Curso de Pós-Graduação em Letras. Defesa : Curitiba, 22/08/1996pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.descriptionÁrea de concentração : Literatura brasileirapt_BR
dc.description.abstractResumo: A presente dissertação tem como objeto de pesquisa a obra lançada comercialmente pelo poeta, músico e performer contemporâneo Arnaldo Antunes. Realizamos inicialmente um estudo sobre os principais procedimentos adotados pelas manifestações poéticas de Vanguarda e Pós-Vanguarda mais significativas ocorridas no Brasil durante as últimas décadas (desde o trabalho realizado exclusivamente com a palavra até ao essencialmente visual) por entendermos que Arnaldo Antunes demonstra incorporar à sua obra as várias possibilidades existentes (procedimentos, meios, tecnologia) para desenvolver uma poesia com características próprias. No segundo capítulo realizamos um estudo sobre os poemas de Antunes publicados de forma tradicional, isto é nas páginas de um livro. Nestes foram verificados as práticas adotadas para sua construção e quais as características que demonstram o aproveitamento de recursos oriundos das diversas manifestações poéticas vistas no capítulo anterior numa procura por novos caminhos poéticos. No terceiro capítulo selecionamos alguns poemas que, apesar de estruturalmente possuírem características idênticas aos poemas publicados em livros, sofreram um deslocamento e foram gravados em disco, na forma de canções. Foi verificado que, mesmo não utilizando tantas práticas experimentalistas como nos poemas encontrados em seus livros, basicamente há também o uso de recursos oriundos de manifestações literárias distintas. No último capítulo nos dedicamos a um estudo sobre a obra Nome, uma proposta multimídia em que os poemas são trabalhados a nível intersígnico ao serem registrados em livro/ vídeo/ CD/ show, assumindo possibilidades verbais, visuais e acústicas, extrapolando assim a bidimensionalidade do papel. Procuramos detectar como Arnaldo Antunes consegue , nesta proposta poética, concretizar a possibilidade de dar movimento à palavra, deslocando a poesia para campos mais amplos que apenas o restrito espaço do papel.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The object of study of this thesis is the work of the contemporary Brazilian poet, musician and performer Arnaldo Antunes. Chapter one analyses the pratices of the main avant-gard and post-avant-gard poetic manifestations of the last decades in Brazil (going from dealing exclusively with the word, to the essentially visual), as Arnaldo Antunes has incorporeted into his work the several existing possibilities (procedures, means, technology) to develop a poetry with specific characteristics. Chapter two studies those of Antunes's poems that were published in a traditional way, that is, in book form. The techiniques of composition of those poems are examined, as well as the characteristics that demonstrate the fact that the poet has made use of resources from the several poetic manifestations seen in the former chapter, in his search for new poetic ways. Chapter three brings a selection of poems that, despite their structural characteristics - identical to those of the poems published in books - have suffered a certain displacement in order to be recorded as songs, in disc form. It is observed that even if Antunes does not make use of so many experimental techniques in his music as he does in his books, basically, he still adopts a great deal of resources from distinct literary manifestations. The last chapter is dedicated to the study of the work Nome, a multemedia proposal in which the poems are dealt with on an "intersign" levei, as they are recorded on book/ video/ CD/ show, assuming verbal, visual and acoustic possibilities, therefore transcending the two-dimensional scope of the page. This thesis attempts at detecting the ways in which Arnaldo Antunes manages, as a poetic proposal, to fulfill the possibility of giving movement to words, expanding poetry into wider fields than the restrict space of the page.pt_BR
dc.format.extentix, 158 f. : il.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectAntunes, Arnaldo, 1960-pt_BR
dc.subjectPoesia brasileirapt_BR
dc.subjectBandas (Música)pt_BR
dc.subjectDissertações - Letraspt_BR
dc.subjectMusica popular - Brasilpt_BR
dc.subjectCNPqpt_BR
dc.titleA obra poética de Arnaldo Antunespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


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