Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorWeinhardt, Marilene, 1952-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.creatorMorais, Eunice dept_BR
dc.date.accessioned2024-09-20T16:58:46Z
dc.date.available2024-09-20T16:58:46Z
dc.date.issued2003pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/24349
dc.descriptionOrientador : Marilene Weinhardtpt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes. Curso de Pós-Graduação em Letras. Defesa : Curitiba, 13/03/2003pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.descriptionÁrea de concentração : Estudos literáriospt_BR
dc.description.abstractResumo: Esta dissertação propõe a análise do romance Boca do inferno (1989) de Ana Miranda, focalizando o modo como se dá o entrecruzamento discursivo da história e da ficção. Consideramos, aqui, que a definição de Georg Lukács não dá conta das características dos romances históricos contemporâneos. Por isso, desenvolvemos uma análise do romance com base em definições que visam destituir a proposta de Lukács, mas sem ignorar sua importância fundadora. Nos envolvemos, assim, em duas propostas: a de Seymour Menton que denomina a ficção histórica contemporânea de "novo romance histórico" e a de Linda Hutcheon, a qual damos maior ênfase, e que define uma "poética do pósmodernismo", caracterizando e denominando um tipo de produção contemporânea voltada para o tema histórico como "metaficção historiográfica". A proposta de Menton nos pareceu limitadora, senão também limitada, quando apresenta critérios para enquadrar um tipo de produção. No entanto, consideramos válida a tentativa de caracterização e justificativa para esta tendência. Assim, analisamos o romance Boca do Inferno, inserindo-o nas seis características apresentadas como fundamentais para o "novo romance histórico". A análise nos pareceu insuficiente, pois o romance de Ana Miranda apresenta-se aberto a questionamentos tanto quanto os propõe. Acreditamos não ser possível analisar um romance, de forma ampla e satisfatória, estando esta análise confinada em seis características simplificadas. A análise, nos parece, se tornaria frágil e de argumentação incompleta. A caracterização do Boca do inferno como metaficção historiográfica possibilitou esta visão ampla sobre o romance, pois permite considerar e desenvolver tanto as questões relacionadas às diferenças quanto as semelhanças discursivas entre a história e a ficção. O que se apresenta a partir da "poética do pós-modernismo" de Hutcheon é o Boca do Inferno como um entrelugar discursivo, onde o leitor não se fixa nem no que Walter Mignolo chama de "convenção de ficcionalidade", nem na "convenção de veracidade". Assim, o romance constitui um discurso flutuante entre estas duas convenções, e questiona tanto a narrativa da história quanto a narrativa ficcional.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This work intends to analyze the novel "Boca do Inferno" (1989) by Ana Miranda focusing on the way that how the historical and fictional speech cross each other. We consider, on this work, that the Georg Lukács' definitions about the historical novels do not describes totally the contemporary historical novels characteristics. Because this, we developed this novel analysis based on definitions that targets to destitute the Lukács proposition, but giving its founding importance. In this way, we got involved with two propositions: the Seymour Menton's proposition that denominates the actual historical fiction "the new historical novel" and the Linda Hutcheon's proposition, this one we give more attention, that defines a "poetics of postmodernism", characterizing and denominating a new kind of literary production turned to historical themes as "historiographical metafiction". The Menton's proposition seems to be quite limiting, otherwise limited, when presented criteria to classify a kind of production. However, we consider valid the tentative of characterization and justification for this tendency. So, we analyze the novel "Boca do Inferno", putting it on the six characteristics presented as fundamental to the "new historical novel". This analysis was, on our opinion, insufficient, because the Ana Miranda's novel is as opened to questions as propose them. We believe to be impossible to analyze a novel, in a way ample and satisfactory, being this analysis closed on six simplified characteristics. The analysis, on our opinion, becomes fragile and incomplete. The characterization of "Boca do Inferno" as historiographical metafiction gave us this wide vision about the novel, because it allow us to consider and to develop the questions related to the differences and similarities between historical and fictional speeches. On the focus of the "poetics of postmodernism" of Hutcheon, Boca do Inferno is presented as the discursive interplace, where the reader is not fixed on what Walter Mignolo calls "fictionality convention", nor the "veracity convention". So the novel Boca do Inferno is a fluctuating speech between these two conventions, and it question as the historical narrative as the fictional narrative.pt_BR
dc.format.extent104 f.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectLiteratura brasileira - História e críticapt_BR
dc.subjectLiteratura brasileira - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectMiranda, Ana, 1951- Crítica e interpretaçãopt_BR
dc.subjectFicção históricapt_BR
dc.subjectLetraspt_BR
dc.titleFicção e história no romance Boca do Infernopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples