Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorErthal, Cecilia Inêspt_BR
dc.contributor.authorBoer, Maria Ângela de Sousapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.date.accessioned2020-05-19T21:31:17Z
dc.date.available2020-05-19T21:31:17Z
dc.date.issued1988pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/24322
dc.descriptionOrientador: Cecília I. Erthalpt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes. Curso de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.descriptionÁrea de concentração : Língua inglesapt_BR
dc.description.abstractAbstract: This dissertation is concerned with the interrelation between the study of grammar and the study of the text as unit of communication. Our experience with the teaching of text analysis in the third grade has showed that the study of the text based on traditional grammar does not integrate with functional approaches to text analysis. This kind of incongruency has been leading learners to think that the study of grammar is a distinct aspect of language, not related to the text as unit of communication. Against this context of situation it was decided to review how Systemic Linguistics describes language. The preference for Systemic Linguistics is due to the fact that it is a theory of language in use and as such it regards the text as the basic unit of communication. In this sense the linguistic component is described in the light of what happens in the text. The expected outcome of this pursuit is to achieve three major objectives: i) to review how Systemic Linguistics describes the linguistic component as a whole; ii) to review how Systemic Linguistics escribes the grammatical level of the Linguistic Component; iii) to explicit the linguistic factors which explains the 'whys' of the gap between the study of grammar and the y study of the text as unit of communication, and explain why a functional grammar may be served as efficient basis for the study of text analysis. These objectives orient the following methodology: firstly it reviews how Systemic Lnguistics describes the lnguistic component as a whole, that is what the different levels of language in a systemic perspective are; secondly it reviews how Systemic Linguistics describes the grammatical component and how it interrelates grammatical structures with the other levels of the linguistic component, and specially how the grammatical structures express communicative functions; thirdly, in the light of a Systemic view of language, it fulfils the third objective described above. By understanding how a functional theory of language describes the linguistic component it was possible to perceive some of the linguistic aspects of the study of grammar which makes it coheres eith the study of the text as unit of communication. As showed in the last part of this work, the incongruencies between the study of grammar and the study of the text as a communicative unit is a consequence of the incompatibility between the sintagmatic and the paradigmatic perspectives of the text. It is commonly agreed that both perspectives exist in language. A functional grammar interrelates both perspectives but gives more weight to the paradigmatic dimension of the text.pt_BR
dc.description.abstractResumo: Esta dissertação trata da inter-relação entre o estudo da gramática e o estudo do texto como entidade comunicativa. Nossa experiência com o ensino de análise de texto no terceiro grau tem demonstrado que o estudo do texto baseado na gramática tradicional não se integra com as abordagens funcionais de compreensão de texto, ou seja, o estudo da gramática nos moldes tradicionais não engendra a habilidade de compreensão e produção de texto. Acredita-se que este tipo de incongruência leva o aluno a pensar que o estudo da gramática é um aspecto distinto do da língua, não integrada ao texto como unidade de comunicação. Considerando este contexto, decidimos revisar a Lingüística Sistêmica. A preferência por esta teoria deve-se ao fato de que ela é uma teoria de língua em uso, como tal aborda o texto como unidade básica de comunicação e descreve o componente lingüístico à luz do que acontece no texto. A revisão da Lingüística Sistêmica, visa à realização de três objetivos: i) verificar como a Lingüística Sistêmica descreve o componente lingüístico como um todo, isto é, quais são os níveis do componente lingüístico; ii) verificar de forma mais detalhada como a Lingüística Sistêmica descreve o componente gramatical; iii) à luz da Lingüística Sistêmica, ressaltar os 'porquês' da incompatibilidade entre o estudo da gramática e as abordagens funcionais de compreensão de texto, e explicar as vantagens de se usar uma gramática funcional como base para compreensão de texto. Esses três objetivos determinam a organização do trabalho que será sub-dividido em três partes: i) revisão da descrição do componente lingüístico como um todo; ii) revisão do componente gramatical e aplicação da gramática à análise de três textos; iii) com base na descrição sistêmica da língua, abordagem sobre os aspectos lingüísticos que explicam os 'porquês' da incompatibilidade entre o estudo da gramática e as abordagens funcionais de texto, e explicação das características lingüísticas que fazem a gramática funcional tornar-se base eficiente para a análise de texto. Através da compreensão da Lingüística Sistêmica foi possível perceber e explicitar porque o estudo da gramática pode muitas vezes ser incompatível com as abordagens funcionais de texto. O fator principal é que a teoria de língua que subjaz na gramática tradicional é, muitas vezes, incompatível com as teorias de língua que subjazem nas abordagens funcionais de texto. Em termos gerais, a conclusão a que se chega é que a incompatibilidade entre a gramática tradicional e as abordagens funcionais de texto é conseqüência da incompatibilidade entre uma perspectiva especificamente sintagmática da gramática tradicional e a característica paradigmática do texto. Como se explica na última parte do trabalho, a perspectiva paradigmática orienta a configuração do sistema lingüístico como um todo, assim sendo, as abordagens que trabalham nos diferentes níveis lingüísticos e com diferentes unidades hierárquicas devem também seguir esta perspectiva, é a dimensão paradigmática que leva a descrição de um texto ao nível de seu conteúdo.pt_BR
dc.format.extentix, 116 f. : tabs.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectLinguisticapt_BR
dc.subjectGramaticapt_BR
dc.subjectDissertações - Letraspt_BR
dc.titleSystemic linguistics and the grammar of the textpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples