Estudo e aplicação da análise multivariada na validação das estruturas físicas e pedagógicas de escolas públicas do estado do Paraná na Região Sul
Resumo
Resumo: O sistema educacional brasileiro abrange as esferas federal, estadual e municipal e é composto de instituições públicas e privadas. Este trabalho investiga quais as variáveis estruturais, pedagógicas e auxiliares (sociais) que melhor se correlacionam com o ensino e como cada estrutura escolar responde aos interesses da aprendizagem. Avaliou-se doze variáveis estruturais, doze variáveis pedagógicas e trinta e quatro variáveis auxiliares. As pesquisas foram feitas, com amostra estratificada, em vinte e duas escolas públicas da região sul do Paraná. As técnicas de análise foram a estatística multivariada de dados com a análise fatorial, análise de componentes principais, análise de agrupamentos e análise de regressão linear múltipla, aplicadas a cada conjunto, isoladamente, fornecendo subsídios que sustentam as metas do trabalho. A análise fatorial foi eficaz na redução do número de variáveis identificando os conjuntos que melhor representam cada estrutura. As componentes principais fornecem uma visão geral do poder explicativo de cada componente e do modelo como um todo auxiliando o pesquisador na tomada de decisão. Os dendrogramas dão uma visão gráfica de cada conjunto de variáveis, fornecendo, pela similaridade, novos agrupamentos que podem ser tomados isoladamente para estudo ou servem de comparação para os grupos da análise fatorial. A análise de regressão é usada para identificar possíveis estruturas que possam servir de exemplo para que outras instituições de ensino tomem como modelo a ser seguido. Os resultados apontam os conjuntos de variáveis que melhor se correlacionam e indicam quais instituições de ensino apresentam as melhores estruturas físicas, pedagógicas e auxiliares (sociais) que servem de parâmetros tanto para a alocação de recursos financeiros como para o gerenciamento escolar. Abstract: The brazilian educational system includes the federal, state and municipal levels and is composed by public and private institutions. This work investigates the structural, pedagogical and auxiliary (social) variables that best correlate with education and how each school structure responds to the interests of learning. We evaluated twelve structural variables, twelve pedagogical variables and thirty-four auxiliary variables. The research was conducted with a stratified sample on twenty-two public schools in southern Parana. The tools of analysis are multivariate statistical data with factor analysis, principal component analysis, cluster analysis and analysis of multiple linear regression applied to each set in isolation, providing support for analysis that support the goals of work. Factor analysis was effective in reducing the number of variables identifying the clusters that best represent each structure. The principal components provide an overview of the explanatory power of each component and the model as a whole allowing the researcher in decision making. The dendrograms give a graphical view of each set of variables, providing for the similarity, new clusters may be taken alone to study or serve as a comparison between groups factor analysis. Regression analysis is used to identify possible structures that can serve as example for other educational institutions to take as a model to follow. The results indicate the sets of variables that best correlate, listed under factors, and indicate which educational institutions are the best models of physical, pedagogical and auxiliary (social) infrastructure, which serves as a parameter for both financial resource allocation and for the school management.
Collections
- Teses & Dissertações [10011]