• Login
    View Item 
    •   DSpace Home
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016030P0 Programa de Pós-Graduação em Métodos Numéricos em Engenharia
    • Dissertações
    • View Item
    •   DSpace Home
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016030P0 Programa de Pós-Graduação em Métodos Numéricos em Engenharia
    • Dissertações
    • View Item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Estudo e aplicação da análise multivariada na validação das estruturas físicas e padagógicas de escolas públicas do estado do Paraná na Região Sul

    Thumbnail
    View/Open
    dissertacao-Estudo e aplicacao da analise multivariada na validacao das estruturas fisicas e pedagogicas de escolas publicas do estado do Parana na regiao sul.pdf (2.866Mb)
    Date
    2010-09-22
    Author
    Machnicki, Antônio Carlos
    Metadata
    Show full item record
    Subject
    Teses
    xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-type
    Dissertação
    Abstract
    Resumo: O sistema educacional brasileiro abrange as esferas federal, estadual e municipal e é composto de instituições públicas e privadas. Este trabalho investiga quais as variáveis estruturais, pedagógicas e auxiliares (sociais) que melhor se correlacionam com o ensino e como cada estrutura escolar responde aos interesses da aprendizagem. Avaliou-se doze variáveis estruturais, doze variáveis pedagógicas e trinta e quatro variáveis auxiliares. As pesquisas foram feitas, com amostra estratificada, em vinte e duas escolas públicas da região sul do Paraná. As técnicas de análise foram a estatística multivariada de dados com a análise fatorial, análise de componentes principais, análise de agrupamentos e análise de regressão linear múltipla, aplicadas a cada conjunto, isoladamente, fornecendo subsídios que sustentam as metas do trabalho. A análise fatorial foi eficaz na redução do número de variáveis identificando os conjuntos que melhor representam cada estrutura. As componentes principais fornecem uma visão geral do poder explicativo de cada componente e do modelo como um todo auxiliando o pesquisador na tomada de decisão. Os dendrogramas dão uma visão gráfica de cada conjunto de variáveis, fornecendo, pela similaridade, novos agrupamentos que podem ser tomados isoladamente para estudo ou servem de comparação para os grupos da análise fatorial. A análise de regressão é usada para identificar possíveis estruturas que possam servir de exemplo para que outras instituições de ensino tomem como modelo a ser seguido. Os resultados apontam os conjuntos de variáveis que melhor se correlacionam e indicam quais instituições de ensino apresentam as melhores estruturas físicas, pedagógicas e auxiliares (sociais) que servem de parâmetros tanto para a alocação de recursos financeiros como para o gerenciamento escolar.
    URI
    http://hdl.handle.net/1884/24298
    Collections
    • Dissertações [226]

    DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
    Contact Us | Send Feedback
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Browse

    All of DSpaceCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsxmlui.ArtifactBrowser.Navigation.browse_typeThis CollectionBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsxmlui.ArtifactBrowser.Navigation.browse_type

    My Account

    LoginRegister

    Statistics

    View Usage Statistics

    DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
    Contact Us | Send Feedback
    Theme by 
    Atmire NV