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dc.contributor.authorPaula Junior, Lauro José dept_BR
dc.contributor.otherGarcía, Laura Sánchezpt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciencias Exatas. Programa de Pós-Graduaçao em Informáticapt_BR
dc.date.accessioned2010-09-17T12:11:40Z
dc.date.available2010-09-17T12:11:40Z
dc.date.issued2010-09-17
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1884/24270
dc.description.abstractResumo: Reduzem-se barreiras na comunicação entre pessoas de diferentes culturas e países, promovida por recursos tecnologicos de informática e comunicação á distância, no contexto do processo dito de “globalização”. Outra comunidade, a de pessoas surdas, necessita romper também estas fronteiras e um dos caminhos a ser seguido é aprender a Língua Portuguesa. Para avaliar este aprendizado foi desenvolvida por Fernando Capovilla, uma bateria de onze testes, por meio dos quais um aluno surdo pode ser avaliado a fim de se aferir um resultado do grau de conhecimento de LIBRAS( Língua Brasileira de Sinais)/Língua Portuguesa. A presente dissertação descreve o desenvolvimento de um protótipo computacional WEB baseado na referida metodologia utilizada para desenvolver os onze testes. Este sistema poderá ser utilizado para a execução dos testes pelos alunos surdos em todo o território nacional. O trabalho descreve os desafios do projeto, assim como a solução constituída, determinada por conceitos da área de Interação Humano Computador e pelas restrições contextuais.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectTesespt_BR
dc.titleAvaliação de capacidades associadas à alfabetização bilíngue de crianças surdaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


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