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dc.contributor.advisorSánchez García, Laura, 1957-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Informáticapt_BR
dc.creatorPaula Junior, Lauro José dept_BR
dc.date.accessioned2024-10-31T18:49:59Z
dc.date.available2024-10-31T18:49:59Z
dc.date.issued2009pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/24270
dc.descriptionOrientadora : Profª Drª Laura Sánchez Garciapt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Informática. Defesa: Curitiba, 28/08/2009pt_BR
dc.descriptionBibliografia: fls. 72-75pt_BR
dc.description.abstractResumo: Reduzem-se barreiras na comunicação entre pessoas de diferentes culturas e países, promovida por recursos tecnológicos de informática e comunicação à distância, no contexto do processo dito de "globalização". Outra comunidade, a de pessoas surdas, necessita romper também estas fronteiras e um dos caminhos a ser seguido é aprender a Língua Portuguesa. Para avaliar este aprendizado foi desenvolvida por Fernando Capovilla, uma bateria de onze testes, por meio dos quais um aluno surdo pode ser avaliado a fim de se aferir um resultado do grau de conhecimento de LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais)/Língua Portuguesa. A presente dissertação descreve o desenvolvimento de um protótipo computacional WEB baseado na referida metodologia utilizada para desenvolver os onze testes. Este sistema poderá ser utilizado para a execução dos testes pelos alunos surdos em todo o território nacional. O trabalho descreve os desafios do projeto, assim como a solução constituída, determinada por conceitos da área de Interação Humano Computador e pelas restrições contextuais.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: Barriers are broken in communication between people of different cultures and countries, promoted by technological resources of computer science and distance communication in the context so called "globalization" . Another community, the deaf people, needs to break these boundaries. One of these paths they have to choose start to learning Portuguese. Fernando Capovilla developed eleven tests with the target to measure the degree of knowledge on LIBRAS (Brazilian Sign Language) and Portuguese in deaf student children. This dissertation explores the development of a Web computational prototype based on the mentioned methodology used to type the eleven tests. This system could be used to execute the tests countrywide by the students. The work describes the challenges of the project, as well the built solutions, determined by concepts in Human-computer Interaction area and its contextual restrictions.pt_BR
dc.format.extent75f. : il.[algumas color.], grafs., tabs.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectInteração homem-máquinapt_BR
dc.subjectCrianças surdaspt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectEducação especialpt_BR
dc.subjectCiência da computaçãopt_BR
dc.titleAvaliação de capacidades associadas à alfabetização bilíngue de crianças surdas : um protótipo de sistema Web baseado numa metodologia da psicologia experimentalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


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