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    Avaliação de capacidades associadas à alfabetização bilíngue de crianças surdas : um protótipo de sistema Web baseado numa metodologia da psicologia experimental

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    Avaliacao de capacidades associadas a alfabetizacao bilingue de criancas surdas Um prototipo de s.pdf (1.336Mb)
    Data
    2009
    Autor
    Paula Junior, Lauro José de
    Metadata
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    Resumo
    Resumo: Reduzem-se barreiras na comunicação entre pessoas de diferentes culturas e países, promovida por recursos tecnológicos de informática e comunicação à distância, no contexto do processo dito de "globalização". Outra comunidade, a de pessoas surdas, necessita romper também estas fronteiras e um dos caminhos a ser seguido é aprender a Língua Portuguesa. Para avaliar este aprendizado foi desenvolvida por Fernando Capovilla, uma bateria de onze testes, por meio dos quais um aluno surdo pode ser avaliado a fim de se aferir um resultado do grau de conhecimento de LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais)/Língua Portuguesa. A presente dissertação descreve o desenvolvimento de um protótipo computacional WEB baseado na referida metodologia utilizada para desenvolver os onze testes. Este sistema poderá ser utilizado para a execução dos testes pelos alunos surdos em todo o território nacional. O trabalho descreve os desafios do projeto, assim como a solução constituída, determinada por conceitos da área de Interação Humano Computador e pelas restrições contextuais.
     
    Abstract: Barriers are broken in communication between people of different cultures and countries, promoted by technological resources of computer science and distance communication in the context so called "globalization" . Another community, the deaf people, needs to break these boundaries. One of these paths they have to choose start to learning Portuguese. Fernando Capovilla developed eleven tests with the target to measure the degree of knowledge on LIBRAS (Brazilian Sign Language) and Portuguese in deaf student children. This dissertation explores the development of a Web computational prototype based on the mentioned methodology used to type the eleven tests. This system could be used to execute the tests countrywide by the students. The work describes the challenges of the project, as well the built solutions, determined by concepts in Human-computer Interaction area and its contextual restrictions.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/24270
    Collections
    • Teses & Dissertações [10382]

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