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dc.contributor.authorAbib, Aleksei Wrobelpt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paranapt_BR
dc.contributor.otherCosta, Édison José da Costapt_BR
dc.contributor.otherFilizola, Anamaria, 1952-pt_BR
dc.date.accessioned2010-08-25T20:27:37Z
dc.date.available2010-08-25T20:27:37Z
dc.date.issued2010-08-25
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1884/24186
dc.description.abstractResumo: O artifício deste texto é perceber o livro Terra Papagalli, de José Roberto Torero e Marcus Aurelius Pimenta, publicado em 1997, sob o mecanismo da leveza e multiplicidade (como entendidas por ítalo Calvino), pluralidade e prazer (como entendidas por Roland Barthes), divertimento e subversão autoral (como entendidas por Umberto Eco). No liame da composição e do comércio entre os conceitos sugeridos, Terra Papagalli é ordenado num complexo contemporâneo que Omar Calabrese batiza sob o termo neobarroco, a partir da exaltação de características estruturais subjacentes a várias entidades, sistemas e modelos culturais e estéticos de nosso tempo. A alusão à informalidade, indecidibilidade, perversão, distorção, mutabilidade, polimorfismo, entre outros atributos, como constantes constituintes das coisas no mundo, e a suspensão das categorias clássicas de juízo de valor neste universo, informam o que Calabrese supõe como Idade Neobarroca. Algumas dessas constantes são tecidas em Terra Papagalli e no corpo desta investigação, de modo a engendrar um labirinto em constante excitação de seus próprios limites, potencialmente infinito, que simultaneamente é e percorre o mundo investigado, e cujo maior prazer reside em jogar o jogo do indecidível, sem tanto a preocupação de encontrar uma saída, mas antes, de criar infinitas possibilidades de passeios num cosmo em que habita o conhecimento diverso.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectLiteratura brasileira - Estudo e ensinopt_BR
dc.title8. capítulopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


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