Estratégias de formação continuada para professores de educação infantil : em foco a linguagem movimento
Resumo
Resumo: A presente pesquisa investigou quais estratégias mobilizam a reflexão sobre os saberes do movimento na formação continuada de professores da Educação Infantil. Os pressupostos teóricos adotados foram Marcelo García (1995, 1999), Nóvoa (1995), Day (2001), Schön (1995, 2000), Zeichner (2003) e Pimenta (2006) sobre o processo de formação continuada e a reflexão nesse processo; Alarcão (2003), Marcelo García (1999), Amaral et al. (1996) e Carvalho et al. (2006) para as estratégias de formação; Oliveira-Formosinho (1998, 2002) sobre a formação de profissionais e as especificidades do trabalho docente na Educação Infantil e Garanhani (2002, 2004) sobre o movimento no processo educacional da criança pequena. A coleta de dados envolveu o uso de análise documental, questionário e entrevista, com base nas orientações de Lüdke e André (1986), André (2008) e Bardin (2009). O estudo foi sistematizado em três eixos de análise: significação, socialização e contextualização, os quais resultaram da leitura dos dados e da organização da análise e indicaram os elementos que precisam estar presentes nas estratégias de formação para que haja a mobilização da reflexão no professor. Foi possível observar na pesquisa que os professores investigados vêem a formação continuada referente aos saberes do movimento como um recurso para a melhoria de seu desempenho com as crianças. Possuem uma visão de formação continuada como complementação da formação inicial para acrescentar, enriquecer, ampliar e até mesmo aprender novas formas de desenvolver um trabalho educativo com esta linguagem. Nesse processo de formação consideram importante a ampliação e a articulação de saberes teóricos e práticos, a vivência prática de atividades, as trocas de experiência nos cursos, a discussão com seus pares nas unidades nos momentos de planejamento e estudo, a participação de todos os professores da unidade nos cursos, e, além disso, ressaltaram a necessidade de ampliação do tempo de curso e de recursos materiais (apostilas, livros, evistas, etc.). Frente aestas considerações, para que haja a mobilização da reflexão sobre os saberes do movimento no processo de formação continuada é preciso utilizar estratégias que dêem significado às ações do cotidiano dos professores, que propiciem a socialização de saberes e que criem um contexto favorável à prática reflexiva. Assim, as estratégias interlocução teoria e prática, análise de situações omólogas, análise de bons modelos, tematização de prática, redação e análise de casos e supervisão pedagógica são estratégias de formação que podem mobilizar a reflexão sobre os saberes do movimento em professores de Educação Infantil. Abstract: This research paper investigated the strategies which arise the reflection about the knowledge of movement in the continuous formation of preschool teachers (Infantile Education). The theoretical conjectures adopted were Marcelo García (1995,1999), Nóvoa (1995), Day (2001), Schön (1995, 2000), Zeichner (2003) and Pimenta (2006) about the continuous formation process and the reflection upon it; Alarcão (2003), Marcelo García (1999), Amaral et al. (1996) and Carvalho et al. (2006) for the strategies of formation; Oliveira-Formosinho (1998, 2002) about the formation of professionals and the specificities of teachers’ s work in the Infantile Education and Garanhani (2002, 2004) about the movement in the educational process of the young child. The data collection involved documental analysis, questionnaire and interview, based on orientations of Lüdke and André (1986), André (2008) and Bardin (2009). The study was systematized in three axes of analysis: signification, socialization and contextualization, which resulted from the reading of data and the organization of the analysis and indicated the elements which need to be present in the strategies of formation in order to have the mobilization of the reflection on the teacher. In the research it was possible to observe that investigated teachers see the continuous formation concerning the knowledge of movement as a resource for the improvement of their acting with the children. They see continuous formation as a complement to the initial formation to add, enrich, increase and even learn new ways of developing an educative work with this language. In the process of formation they consider the widening and the articulation of theoretical and practical knowledge, the practice of activities, the experience exchange in the courses, the discussion with their counterparts in the units in the moments of study and planning, the participation of all teachers of the unit in the courses and, furthermore, they stated the necessity of increasing the time of the courses and material resources (booklets, books, magazines, etc). Having all these considerations, in order to have the mobilization about the knowledge of movement in the process of continuous formation it is necessary to use strategies which give meaning to teachers’ everyday ctions which propitiate the socialization of knowledge and create a favourable context to the reflexive praxis. Therefore, the strategies among theory and practice, analysis of homologous situations, analysis of good roles, themes of practice, writing and analysis of cases and pedagogical supervision are strategies of formation which can mobilize the reflection upon the knowledge of movement in preschool teachers (Infantile Education).
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