O currículo integrado do PROEJA : trabalho, cultura, ciência e tecnologia em tempos de semiformação
Resumo
Resumo: O texto apresentando a seguir é resultado da pesquisa elaborada durante o mestrado em Educação e intitula-se "O currículo integrado do PROEJA: Trabalho, Cultura, Ciência e Tecnologia em tempos de semiformação". A análise é conduzida de modo a submeter à crítica o eixo proposto para fins de integração curricular tendo em vista a implantação do Programa de Integração da Educação Profissional à Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos – PROEJA. O PROEJA visa integrar o ensino médio à educação profissional na modalidade de Educação de Jovens e Adultos, como previsto no Decreto n° 5.840/2006. Com vistas a produzir a integração entre formação geral e formação profissional, é proposto o eixo trabalho, cultura, ciência e tecnologia, a partir do qual se orientariam as propostas pedagógicas dos cursos ofertados. Observa-se, no interior das diretrizes pedagógicas do Programa, bem como na bibliografia especializada, certa hegemonia quanto à proposição desse eixo como base para integrar os conhecimentos gerais e os específicos, o que motivou a questionar em que medida os sentidos atribuídos ao eixo de integração curricular para o PROEJA não estariam atrelados a um imperativo social de racionalização instrumental do conhecimento, cujo potencial formativo pode estar limitado. A problematização foi norteada pela hipótese de que os conceitos de trabalho, cultura, ciência e tecnologia foram enunciados pelas diretrizes de modo acrítico e a-histórico e estão reféns de uma racionalidade tecnológica imperativa na sociedade atual, o que limita a formação integrada e integral dos indivíduos. Tal hipótese justifica o aprofundamento e discussão filosófica de tais conceitos a partir da Teoria Crítica da Sociedade, principalmente dos autores Theodor Adorno, Hebert Marcuse e Max Horkheimer. Os principais Documentos normativos investigados foram o Documento Base Nacional e o Documento Orientador no Estado do Paraná, bem como os planos de curso de onze habilitações ofertadas neste estado e as falas de professores presentes nas oficinas de composição das propostas curriculares. A análise aprofundada dos planos de curso e de suas diretrizes evidenciou que não há a pretendida integração entre disciplinas. O que encontramos nas prescrições curriculares são previsões de que a integração ocorrerá a partir de um diálogo entre as disciplinas e pela troca de experiências metodológicas entre os professores. Quando submetidas ao crivo da crítica a partir dos referenciais analíticos da Teoria Crítica da Sociedade, evidenciase que, no atual contexto, o conhecimento conquistou um caráter instrumental, conferido principalmente às noções de ciência, cultura, trabalho e tecnologia, o que impõe limites a estas noções quando tomadas como balizadoras da formação humana. Tais limites estão encerrados nas proposições analisadas, seja no interior dos Documentos normativos, seja nas propostas dos cursos, seja nas vozes de quem os construiu. Abstract: The present text is a research’s result carried out during the Masters in Education and it’s entitled as "The integrated curriculum of PROEJA: Work, Culture, Science and Technology in times of semi-erudition". The analysis is conducted so as to criticize the proposed axis for the purpose of curriculum integration in order to implement the Integration Program with the Basic Education, at Youngsters and Adults Education Modality - PROEJA. The PROEJA aims to integrate the high school to professional education at youngsters and adults education modality as provided in the Decree n° 5.840/2006. In order to bring about the integration between general formation and professional formation, it’s proposed the axis work, culture, science and technology, from which it would guide the preparation of proposals and teaching of courses offered. It’s observed within the guidelines of the educational program, as well as specialized bibliography, certain hegemony on the proposition that axis as the basis for integrating the general and specific knowledge, what motivated us to question in what extent the meanings attributed to the axis of curricular integration for PROEJA wouldn’t be leashed to a social imperative of instrumental rationalization of knowledge, whose training potential may be limited. The questioning about the axis was leaded by hypotheses that the concepts of culture, work, science and technology were enunciated by guidelines so uncritical and ahistorical and they are pawns of a technologic imperative rationality in society current, which limits the integrated and comprehensive training of individuals. This hypothesis justifies the deepening and philosophic discussion of such concepts from Critical Theory of Society, mainly of authors Theodor Adorno, Hebert Marcuse and Max Horkheimer. The principal normative Documents investigated were The National Basic Document and the Advisor Document in the State of Parana, as well as the plans going eleven qualifications offered in this state and the words of teachers present at workshops on the composition of curriculum proposals. The thorough analyses of course plans and its current guidelines showed that it’s not verified the desired integration between disciplines. What we found in the curricular requirements are predictions lest the integration will occur from a dialog between the disciplines and the exchange of methodological experiences between the teachers. When they are subjected to the test of critical analytical benchmarks from the Critical Theory of Society, it’s showed that, in the current context, the knowledge gained an instrumental character, especially given the concepts of science, culture, work and technology, which imposes limits to these concepts when taken to guide the human formation. Such limits are enclosed in the propositions discussed, either within the normative documents, either in the proposals for courses, either in the voices of those who built them.
Collections
- Teses & Dissertações [10457]