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dc.contributor.authorAmaral, Wagner Roberto dopt_BR
dc.contributor.otherBaibich, Tania Mariapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduaçao em Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2012-12-07T17:17:12Z
dc.date.available2012-12-07T17:17:12Z
dc.date.issued2012-12-07
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1884/23999
dc.description.abstractResumo: Inspirada pela leitura das trajetórias dos estudantes indígenas nas Universidades Estaduais do Paraná, ingressantes pelo Vestibular dos Povos Indígenas, esta tese defende que a sua permanência no ensino superior somente se faz possível mediante a efetivação de um duplo pertencimento acadêmico e étnico-comunitário. A construção da condição desse duplo pertencimento é devida tanto à trajetória acadêmica percorrida por mérito próprio dos acadêmicos indígenas quanto ao apoio familiar e expectativa de sua comunidade de origem. Contextualiza o avanço na inédita implementação do ingresso específico e diferenciado de acadêmicos Kaingang e Guarani na universidade, situando-o no campo das políticas afirmativas dos povos indígenas no Brasil. Limita-se, porém, a tarefa do Estado nessa ação, uma vez que a permanência requer políticas públicas de ensino superior voltadas efetivamente a esses sujeitos e sensíveis aos pertencimentos por eles construídos. A tese apresentada é resultado de um processo de pesquisa que buscou compreender o recente fenômeno da presença dos índios nas universidades públicas, por meio da revisão da literatura existente, da análise dos registros documentais das Instituições de Ensino Superior estaduais do Paraná e de entrevistas realizadas junto ao universo de acadêmicos indígenas matriculados e de profissionais índios recém-formados. Reconhece a importância da experiência paranaense iniciada nesta década e sinaliza sua consolidação por meio da efetiva atuação do Estado e das Universidades públicas envolvidas e do fundamental envolvimento das lideranças e comunidades indígenas.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEnsino superior - Paranápt_BR
dc.subjectTeses - Educaçãopt_BR
dc.subjectIndios Guarani - Educaçãopt_BR
dc.subjectIndios Kaingang - Paranápt_BR
dc.titleAs trajetórias dos estudantes indígenas nas universidades estaduais do Paranápt_BR
dc.typeTesept_BR


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