As trajetórias dos estudantes indígenas nas universidades estaduais do Paraná : sujeitos e pertencimentos
Resumo
Resumo: Inspirada pela leitura das trajetórias dos estudantes indígenas nas Universidades Estaduais do Paraná, ingressantes pelo Vestibular dos Povos Indígenas, esta tese defende que a sua permanência no ensino superior somente se faz possível mediante a efetivação de um duplo pertencimento acadêmico e étnico-comunitário. A construção da condição desse duplo pertencimento é devida tanto à trajetória acadêmica percorrida por mérito próprio dos acadêmicos indígenas quanto ao apoio familiar e expectativa de sua comunidade de origem. Contextualiza o avanço na inédita implementação do ingresso específico e diferenciado de acadêmicos Kaingang e Guarani na universidade, situando-o no campo das políticas afirmativas dos povos indígenas no Brasil. Limita-se, porém, a tarefa do Estado nessa ação, uma vez que a permanência requer políticas públicas de ensino superior voltadas efetivamente a esses sujeitos e sensíveis aos pertencimentos por eles construídos. A tese apresentada é resultado de um processo de pesquisa que buscou compreender o recente fenômeno da presença dos índios nas universidades públicas, por meio da revisão da literatura existente, da análise dos registros documentais das Instituições de Ensino Superior estaduais do Paraná e de entrevistas realizadas junto ao universo de acadêmicos indígenas matriculados e de profissionais índios recém-formados. Reconhece a importância da experiência paranaense iniciada nesta década e sinaliza sua consolidação por meio da efetiva atuação do Estado e das Universidades públicas envolvidas e do fundamental envolvimento das lideranças e comunidades indígenas. Abstract: Inspired by reading of the trajectories of indigenous students at the State University of Parana, entering by the university entrance examination of Indigenous Peoples, this thesis argues that its retention in higher education is made possible only through effective implementation of a academic and ethnic-community double belonging. The construction of the condition of these double belonging is due both to the cademic path traveled by the merits of indigenous academics and family support and expectations of their community of origin. It contextualizes the unprecedented progress in implementation of the specific entry and differentiated of Kaingang and Guarani academics in the university, placing it in the field of affirmative action policies of indigenous peoples in Brazil. It is limited, however, the task of the State in this action, once the continuity requires public policies aimed at higher education effectively to these subjects and sensitive to the belongings they built. The thesis is the result of a research process that sought to understand the recent phenomenon of the presence of Indians in public universities, by reviewing the existing literature, analysis of documentary records of State Higher Education Institutions of Parana and interviews with the universe of registered Indian academics and graduated Indian professionals. It recognizes the importance of the Paraná experience started in this decade and signals its consolidation through the effective erformance of the State, the public University involved and also the fundamental involvement of indigenous leaders and communities.
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- Teses & Dissertações [10345]