Atropelamento de mamíferos em rodovias do leste dos Estados do Paraná e Santa Catarina, Sul do Brasil
Abstract
Resumo: Apesar de ser considerada uma das principais causas de morte não natural de vertebrados, apenas recentemente os atropelamentos têm sido alvo de estudos no Brasil. Realizamos um levantamento de mamíferos de médio e grande porte atropelados em três rodovias no leste dos Estados do Paraná e Santa Catarina, sul do Brasil (SC-486, BR-470 e BR-101/BR-376), totalizando um percurso de 423 quilômetros. Calculamos o número de atropelamentos para cada 100km percorridos e estimamos a massa dos animais atropelados. Caracterizamos a distribuição temporal e analisamos a relação dos atropelamentos com o uso da terra e fragmentação florestal. Por fim, sugerimos locais potenciais para a mitigação dos atropelamentos. O percurso foi amostrado quatro vezes a cada mês no período de um ano, resultando em 393 registros de atropelamentos, distribuídos em 16 espécies. As espécies com mais registros foram Didelphis albiventris (56,2%), Didelphis aurita (10,4%) e Cerdocyon thous (10,2%). A estimativa do número de atropelamentos - obtida somente com registros de menos de um dia - foi de 0,8 (BR-101/BR-376 norte-sul), 0,71 (BR-101/BR-376 sul-norte), 2,34 (BR-470) e 2,54 registros/100km (SC-486). Não houve diferenças expressivas entre as estações, sendo significativa apenas para Didelphis albiventris entre primavera e verão e primavera e outono. Para a avaliação dos atropelamentos em relação ao uso da terra e fragmentação florestal, Didelphis albiventris foi analisado à parte dos demais mamíferos. A ocorrência de atropelamentos relacionou-se com áreas predominantemente agrícolas com poucos e fragmentados remanescentes florestais. Áreas urbanizadas relacionaram-se com atropelamentos de Didelphis albiventris e inversamente com os demais mamíferos. Abstract: Only recently roadkills have been the target of studies in Brazil, although it has been considered a major cause of unnatural death of vertebrates. We conducted a survey of medium and large-sized mammals killed by vehicle collisions on three highways in the eastern States of Paraná and Santa Catarina, southern Brazil (SC-486, BR-470 and BR-101/BR-376), totaling a route of 423 Km. We calculated the number of collisions for 100km traveled and we also estimated the mass of roadkilled animals. We characterized the temporal distribution and we analyzed the relationship of roadkills with the land use and the forest fragmentation. Eventually, we suggest potential sites for the mitigation of roadkills. The route was sampled four times each month over a year resulting in 393 records of roadkill mammals, which were distributed in 16 species. The species with highest records were Didelphis albiventris (56.2%), Didelphis aurita (10.4%) and Cerdocyon thous (10.2%). The estimated numbers of roadkills - obtained only with records of less than a day - was 0.8 (BR-101/BR-376 north-south), 0.71 (BR-101/BR-376 south-north), 2.34 (BR-470) and 2.54 records/100km (SC-486). There were not significant differences among the seasons, only to Didelphis albiventris comparing spring and summer and spring and autumn. For the evaluation of roadkills in relation to land use and forest fragmentation, Didelphis albiventris was analyzed separately from other mammals. The occurrence of roadkills was related predominantly to agricultural areas with few and fragmented forest remnants. Urbanized areas were related to roadkills of Didelphis albiventris and inversely related with the other mammals.
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- Teses & Dissertações [10122]