Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSallas, Ana Luisa Fayet, 1957-pt_BR
dc.contributor.authorKaseker, Monica Panispt_BR
dc.contributor.otherWinocur, Rosáliapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Sociologiapt_BR
dc.date.accessioned2019-11-21T16:22:46Z
dc.date.available2019-11-21T16:22:46Z
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/23530
dc.descriptionAcompanha dvd'spt_BR
dc.descriptionOrientadora: Profa. Dra. Ana Luisa Fayet Sallaspt_BR
dc.descriptionCo-Orientadora: Rosália Winocurpt_BR
dc.descriptionTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciencias Humanas, Letras e Artes, Programa de Pós-Graduaçao em Sociologia. Defesa: Curitiba, 19/03/2010pt_BR
dc.descriptionBibliografia: fls. 263-278pt_BR
dc.descriptionÁrea de concentração: Cultura e poderpt_BR
dc.description.abstractResumo: Esta investigação trata sobre os hábitos dos ouvintes de rádio, suas falas e práticas de apropriação radiofônica, com a proposta de analisar a constituição do habitus do ouvinte. Algumas perguntas nortearam a pesquisa: O que fazem as pessoas com o rádio em seu cotidiano familiar? Quais são os diferentes modos de ouvir e o que estrutura esses modos? Há apropriações que não se explicam por questões estruturais e poderiam estar relacionadas a táticas dos sujeitos? Como se situa o rádio entre os outros meios nos usos cotidianos das mídias no contexto urbano? Na etapa exploratória, a pesquisa envolveu 110 estudantes de Comunicação Social da PUCPR que observaram os hábitos de suas famílias. Deste grupo inicial, 10 residências foram visitadas pela autora para, com base na metodologia de história de família, analisar o contexto da apropriação radiofônica em três gerações de ouvintes. A partir do conceito de habitus (Bourdieu; Elias), as múltiplas mediações (Orozco; Barbero) constituem a espinha dorsal do arcabouço teórico. Além de analisar o habitus do ouvinte ao longo das gerações (Mannheim), a pesquisa mostra a família como um ecossistema em que emoções, memórias e humores se entrelaçam e também dizem muito sobre a escuta radiofônica.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This research is about daily uses of the radio, listener routines, their speeches and practices associated to the radio. There are some important questions to understand the habitus of the listener: how people use the radio in their everyday life? Which are the different ways of listening and what gives structure to these modes? Are there any unexplained appropriations caused by structural issues and could it be related to individual tactics? What place the radio occupies in everyday life amongst other midia sources concerning an urban environment? In a first stage, the research involved 110 students of Social Communication PUCPR who observed their families routine. After this, the author selected 10 families to probe the analisis, based on the methodology of family history. Three generations of listeners and their social context were observed. The concepts of habitus (Bourdieu, Elias) and multiple mediations (Orozco, Barbero) were the theoretical bases. Analyzing the listener habitus through the generations (Mannheim), this research shows the family as an ecosystem in which emotions, moods and memories are intertwined and also says a lot about radio listening.pt_BR
dc.format.extent325f.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectTeses - Sociologiapt_BR
dc.subjectRadiopt_BR
dc.subjectRadiouvintespt_BR
dc.subjectFamilia - Aspectos sociaispt_BR
dc.subjectSociologiapt_BR
dc.titleO que escutar quer dizer : a constituição do habitus do ouvinte de rádio no cotidiano familiarpt_BR
dc.typeTesept_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples