Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorWille, Silvio Aurélio de Castropt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Tecnologia. Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civilpt_BR
dc.creatorCararo, Juliana Fernandes Jungespt_BR
dc.date.accessioned2024-07-03T13:31:14Z
dc.date.available2024-07-03T13:31:14Z
dc.date.issued2005pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/2346
dc.descriptionOrientador: Silvio Aurélio de Castro Willept_BR
dc.descriptionInclui apêndicept_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Tecnologia, Programa de Pós-Graduação em Construção Civil. Defesa: Curitiba, 2005pt_BR
dc.descriptionInclui bibliografiapt_BR
dc.description.abstractResumo: Esta dissertação trata da formação de preço de venda em escritórios de arquiteturade micro e pequeno porte. Para o desenvolvimento desta pesquisa foram adotadosdois métodos: a pesquisa bibliográfica e o estudo de caso. A pesquisa bibliográficapermitiu levantar os fatores que influenciam a determinação de preços, e asestratégias, políticas, métodos e metodologias de formação de preço. Pesquisou-setambém na literatura a gestão de custos, incluindo os conceitos de custos edespesas, os métodos de custeio e os custos nas empresas prestadoras de serviço.Embora a formação de preço requeira a análise de diversos fatores e a conciliaçãode dados da concorrência e dos clientes, a gestão de custos destaca-se como umaimportante ferramenta para a decisão de preço, pois sem conhecer os próprioscustos as empresas ficam sem informações reais para estabelecer preços de acordocom os limites determinados pela concorrência e ao preço esperado pelo cliente.Foram realizados três estudos de caso em escritórios de arquitetura de micro epequeno porte, onde foi verificada a aplicação prática da teoria apresentada nabibliografia e levantados os aspectos diferentes dos estudados na literatura. Para acoleta de dados e informações nos escritórios estudo de caso foram utilizadas: aentrevista estruturada formal - incluindo questões focais e espontâneas - e a coleta eanálise de documentações e registros em arquivos, tendo sido entrevistadas 5pessoas. Os dados da coleta dos dados foram analisados, compilados e relatadosindividualmente e em conjunto. A fim de estabelecer maior credibilidade econfiabilidade dos dados coletados, o relatório de cada estudo de caso foiapresentado, revisado e aprovado pelos respectivos entrevistados. Investigou-se nosescritórios estudos de caso o processo de formação de preço, incluindo a estruturade custos e despesas, as metodologias de formação de preço adotadas e oprocesso usado para o monitoramento e controle dos projetos e serviçoscontratados. O produto principal deste trabalho foi a geração de uma proposta deroteiro para a formação de preço de venda de projetos e serviços técnicos paraescritórios de arquitetura de micro e pequeno porte, o qual é composto por trêspartes que incluem etapas e ferramentas auxiliares para: a estruturação dos custos edespesas, formação e decisão de preços e para o monitoramento e controle deprojetos ou serviços técnicos contratados.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This dissertation has as objective to present the selling pricing in micro and smallsize architecture offices. For the development of this research two methods wereadopted: a bibliographic research and case study. It was sought through thebibliographic research the factors which influence the setting of prices, strategies,politics, methods and methodologies of pricing. It was also searched in the literaturethe cost management, including the concepts of cost and expenses, the expensemethods and the costs in companies that provide services. Even though pricingrequires the analysis of various factors and data conciliation from the competition andfrom clients, cost management distinguishes itself as an important tool for the pricedecision, since without knowing its own costs the companies do not have actualinformation to establish prices according to the limits established by the competitionand to the price expected by the micro client. Three case studies were performed inmicro and small size architecture offices, where it was verified the practicalapplication of the theory presented in the bibliography and raised different aspectsfrom the ones studied in the literature. To collect the data and information on thecase study offices, it was used a formal and structured interview, including focusedand spontaneous questions; a collection and analysis of the documents and fileregister. To collect the data in case study offices, a total of five people wereinterviewed. After the collection, the data was analyzed, compiled and reported. Toestablish more credibility and confidence on the data collected, each case studyreported was presented, reviewed and approved by the respective interviewees. Itwas investigated in the study cases offices the process of pricing adopted and theprocess used for monitoring and controlling the projects and contracted services.This paper produced a proposal for a pricing schedule for the selling of projects andtechnical services for micro and small architecture offices, which are formed by threeparts including auxiliary tools and stages for: cost and expense structure, pricing anddecision, and for the monitoring and control projects or contracted technical services.pt_BR
dc.format.extent360f. : il., grafs.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectAdministração de projetospt_BR
dc.subjectPreços - Determinaçãopt_BR
dc.subjectProjeto arquitetônico - Preçospt_BR
dc.subjectEngenharia Civilpt_BR
dc.titleRoteiro para a formação de preço de venda de projetos e serviços técnicos para escritórios de arquiteturapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples