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dc.contributor.authorSilva, Wilson dapt_BR
dc.contributor.otherValente, Tamara da Silveira, 1953-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2020-09-14T17:00:25Z
dc.date.available2020-09-14T17:00:25Z
dc.date.issued2004pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/2335
dc.descriptionOrientadora: Tamara da Silveira Valentept_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 2004pt_BR
dc.descriptionInclui bibliografiapt_BR
dc.descriptionÁrea de concentração: Educação, Cultura e Tecnologiapt_BR
dc.description.abstractResumo: Este estudo buscou analisar a tomada de consciência no jogo de xadrez em sujeitos "experts" de 8 a 17 anos, bem como analisar as jogadas erradas feitas pelos sujeitos. A análise da tomada de consciência envolveu dois passos: 1) avaliação da qualidade de cada jogada; 2) análise das justificativas apresentadas para a escolha das jogadas. A análise dos erros envolveu os seguintes passos: 1) identificação dos erros, tomando como critério para tal escolha as jogadas que implicaram em perda de material (peças); 2) análise das justificativas apresentadas para estas escolhas; 3) análise dos erros tomando por base o seu caráter proposicional. A metodologia utilizada foi uma variação do Método Clínico piagetiano e envolveu os seguintes passos: 1) cada sujeito jogou uma partida contra o computador; 2) ao efetuarem suas jogadas, os sujeitos tiveram que justificá-las; 3) registro em vídeo das partidas e justificativas para posterior transcrição e análise. A base teórica que subsidiou o estudo foi a Epistemologia e Psicologia Genética de Jean Piaget, sendo privilegiado o conceito de tomada de consciência. Os resultados parecem indicar que os processos cognitivos envolvidos no êxito e no fracasso numa partida de xadrez podem ser explicados pelo conceito de tomada de consciência.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This study has searched to analyse the consciousness taking at the game of chess by "expert" subjects from 8 to 17 years old, as well as analyse the subjects' mistakes. The analysis of consciousness taking was done through the following steps: 1) evaluation of the quality of each move; 2) analysis of the justifications presented for these choices; 3) analysis of the mistakes, on the grounds of their positional character. The methodology employed was a variation of the Clinic Method from Piaget, through the following steps: 1) each subject played a game against the computer; 2) while making their moves, the subjects had to justify them verbally; 3) recording the games and justifications in video for transcription and analysis. The theoretical background that guided the study was the Genetic Epistemology and Psychology of Jean Piaget, with special attention to the concept of consciousness taking. The results seem to point out that the cognitive processes involved in the success and failure at a game of chess can be explained by the concept of consciousness taking.pt_BR
dc.format.extent184 f. : il., grafs., tabs.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponivel em formato digitalpt_BR
dc.subjectPiaget, Jean, 1896-1980pt_BR
dc.subjectCogniçãopt_BR
dc.subjectXadrezpt_BR
dc.subjectAnalise de erros (Matematica)pt_BR
dc.subjectDissertações - Educaçãopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleProcessos cognitivos no Jogo de Xadrezpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


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