O silêncio das sereias : tempo, direito e violência na modernidade
Resumo
Resumo: O presente trabalho se constrói a partir da relação entre as categorias do tempo, do direito e da violência. Transpassa por elas e procura, em seus desdobramentos, interligá-las. Possui em suas (entre)linhas outros dois temas que são indissociáveis da confecção de sua textura: a linguagem e a alteridade. Nele, procura-se estabelecer um diálogo constante entre os referidos conceitos centrais ao longo do texto, de maneira que esses se matizam, implícita ou explicitamente, na dissertação. A primeira parte versa sobre o tempo, busca investigar os conceitos de tempo em sua relação com as subjetividades, a linguagem e a violência, realiza-se uma reflexão de como esse interatua com o trabalho, a história e as narrativas, dentre as quais se privilegia o direito. Na segunda parte, examina-se o direito em sua prática de produção de documentos sobre as pessoas, como os arquivos e os testemunhos. Na sequência, analisa-se os paradoxos concernentes à cidadania e à (narração da) nação. Na terceira parte, a violência é o conceito problematizado, e a partir o texto "Zur Kritik der Gewalt" (Crítica da Violência), de Walter Benjamin, são explicitados os argumentos (anteriores) que inspiraram partes deste ensaio, como os de Georges Sorel, e também a interpretação (posterior) de Derrida. Versa-se, ainda, sobre a violência e o estado de exceção no debate entre Benjamin e Schmitt. Nas considerações finais é feita uma interpretação do conto o "Silêncio das Sereias", de Franz Kafka, que realiza uma remissão à linguagem e à alteridade, e por conclusão, um desenlace da narrativa. Abstract: This work is built upon the relationship between the categories of time, law and violence. Trespass them and seeks in its developments, to interconnect them. It issues (among) his lines another two themes that are inseparable from the confection of its texture: the language and the alterity. On it is searched to establish an ongoing dialogue between these key concepts throughout the text, in a way that they are tinting, either implicitly or explicitly in the dissertation. The first part relates about time, it seeks to investigate the concepts of time in their relationship with subjectivities, language and violence, it’s realized a reflection of how this interacts with the work, the history and the narratives, among which the law is privileged. In the second part the law is examined, in his practice to produce documents about the people, such as archives and witnesses. Sequentially it is analyzed the paradoxes concerning the citizenship and the (narration of the) nation. In the third part the violence is the concept problematized, from the Walter Benjamin's text "Zur Kritik der Gewalt" (Critique of Violence), the arguments that (previously) inspired parts of this essay are shown, like Georges Sorel’s, and the (further) Derrida’s interpretation. It’s related, yet, on violence and the state of exception in the debate between Benjamin and Schmitt. In the closing remarks it’s done an interpretation of the Franz Kafka’s tale the "Silence of the Sirens", which realizes a reference to language and alterity and, by conclusion, an outcome of the narrative.
Collections
- Teses & Dissertações [10538]