Mostrar registro simples

dc.contributor.otherPortella, José Roberto Braga, 1959-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Históriapt_BR
dc.creatorHaiduke, Paulo Rodrigo Andradept_BR
dc.date.accessioned2022-11-30T14:16:50Z
dc.date.available2022-11-30T14:16:50Z
dc.date.issued2009pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/22390
dc.descriptionOrientador : Prof Dr José Roberto Braga Portellapt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes, Programa de Pós-Graduação em História. Defesa: Curitiba, 06/11/2009pt_BR
dc.descriptionBibliografia: 169-172pt_BR
dc.description.abstractResumo: O presente trabalho encaminha uma discussão acerca da literatura como fonte para os estudos históricos. O romance em questão, A La Recherche Du Temps Perdu, de autoria de Marcel Proust (1871-1922), é formado por sete livros e foi publicado originalmente entre 1913 e 1927 (os três últimos são publicações póstumas). A necessidade de pensar a emergência histórica do gênero romance, bem como sua especificidade, levou a iniciar a discussão considerando sua constituição e posterior desenvolvimento histórico. Neste sentido, destaca-se o caráter eminentemente moderno do respectivo gênero, o que exigiu da discussão enveredar em temas tais como modernidade, modernização e experiência moderna. Assim, para poder problematizar o uso de um romance do início do século XX é preciso entender como este gênero se desenvolveu historicamente, bem como compreender a experiência moderna na qual ele se insere, daí o recuo temporal necessário. O contexto específico, a modernidade parisiense do fin-desiècle e da belle époque, impôs-se na medida em que não só é a conjuntura de produção e publicação da obra, mas também objeto de dramatização do romance. Por fim, devido aos elementos e estruturas do Ancien Régime que ainda vigoravam nesta conjuntura, principalmente em termos sociais e culturais, surgiu a necessidade de analisá-los.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This dissertation works on a discussion about literature as a source for historical studies. The chosen romance - A La Recherche Du Temps Perdu by Marcel Proust (1871-1922) – is seven books composed and was published between 1913 and1927 (last three books were posthumous editions). The necessities of thinking the historical arise of romance as genre, as well its particularity, driven us to consider its constitution and later historical development. The distinguished modern character of this genre brings to discussion themes such as modernity, modernization, modern experience. Thus, in order to question the use of an early XX century French novel was necessary to understand how this genre historically developed, and also was necessary to understand the modern experience in which it fills in. Then, the necessary temporal moving backwards. This specific context – Parisian modernity of fin-de-siècle and belle époque – was determined as not even is the conjuncture of the Recherche production and edition, but also was the dramatization object of novel. At last, because in this conjuncture many Ancien Régime fundamental principles and structures still invigorated, especially in social and cultural terms, came to mind analyze them.pt_BR
dc.format.extent172f. ; 30 cm.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectProust, Marcel, 1871-1922 - Crítica e interpretaçãopt_BR
dc.subjectTesespt_BR
dc.subjectLiteratura francesa - História e críticapt_BR
dc.subjectDinamarca - Históriapt_BR
dc.subjectHistóriapt_BR
dc.titleA modernidade entre o desencanto e a idealização : um diálogo entre história e literatura a partir do romance A La Recherche Du Temps Perdu de Marcel Proustpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples