• Login
    View Item 
    •   DSpace Home
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016014P4 Programa de Pós-Graduação em Ciência do Solo
    • Dissertações
    • View Item
    •   DSpace Home
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016014P4 Programa de Pós-Graduação em Ciência do Solo
    • Dissertações
    • View Item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Reprodução e desenvolvimento das minhocas (Eisenia andrei Bouché 1972 e Eudrilus eugeniae (Kinberg 1867) Em Resíduo orgânico doméstico.

    Thumbnail
    View/Open
    DISSERTASSAO Herlon PDF.pdf (194.8Kb)
    Date
    2010-06-01
    Author
    Nadolny, Herlon Sergio
    Metadata
    Show full item record
    Subject
    Teses
    Residuos organicos - Reaproveitamento
    Compostagem
    Vermicompostagem
    Humus
    xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-type
    Dissertação
    Abstract
    Resumo: Os resíduos orgânicos domésticos (ROD) são materiais ricos em proteínas, que em muitos casos são armazenados e descartados, dentro de sacolas plásticas, porém, podem ser transformados em adubo orgânico pelo processo de vermicompostagem em pequenas usinas de reciclagem. O presente trabalho teve como objetivos selecionar a melhor espécie de minhoca detritívora e o melhor nível populacional para estabilizar os ROD e verificar se a composição do vermicomposto produzido atende à legislação específica de fertilizantes orgânicos. A transformação do ROD foi avaliada em casa de vegetação, nas dependências da Universidade Federal do Paraná em Curitiba-PR, utilizando-se o delineamento experimental inteiramente casualizado em esquema fatorial 2x6x2, sendo duas espécies de minhocas (Eudrilus eugeniae e Eisenia andrei), seis níveis populacionais (0, 3, 6, 9, 12 e 15 minhocas/vaso) e duas datas de avaliação(30 e 60 dias), com cinco repetições para cada tratamento, totalizando 120 unidades experimentais com capacidade de 5 L. Aos 30 dias a espécie de minhoca E. andrei apresentou melhor aproveitamento dos resíduos, aumentando a biomassa em 130% e com altas taxas de remanescência de 80% para o tratamento T3 (6 minhocas/vaso). E. eugeniae apresentou baixas taxas de remanescência que oscilaram de 1 a 50% e perda de biomassa de 90%. As composições físico-químicas dos vermicompostos atenderam a legislação federal para compostos orgânicos quanto aos parâmetros: pH, C, N, relação C/N e umidade. A reciclagem do ROD através do processo de vermicompostagem poderá contribuir para a redução do lixo lançado em aterros e “lixões”, aliada a prática de separação de materiais inertes, já praticada em Curitiba e muitas cidades brasileiras.
    URI
    http://hdl.handle.net/1884/22350
    Collections
    • Dissertações [341]

    DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
    Contact Us | Send Feedback
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Browse

    All of DSpaceCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsxmlui.ArtifactBrowser.Navigation.browse_typeThis CollectionBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsxmlui.ArtifactBrowser.Navigation.browse_type

    My Account

    LoginRegister

    Statistics

    View Usage Statistics

    DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
    Contact Us | Send Feedback
    Theme by 
    Atmire NV