Mostrar registro simples

dc.contributor.otherGuérios, Ettiène Cordeiro, 1952-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.creatorBueno, Cinthyapt_BR
dc.date.accessioned2024-02-02T14:29:25Z
dc.date.available2024-02-02T14:29:25Z
dc.date.issued2009pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/22084
dc.descriptionOrientadora: Ettiène Cordeiro Guériospt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 25/08/2009pt_BR
dc.descriptionBibliografia: f. 110-112pt_BR
dc.descriptionLinha de pesquisa: Educação Matemáticapt_BR
dc.description.abstractResumo: Esta pesquisa observou manifestações de estudantes do Primeiro Ciclo do Ensino Fundamental a respeito de algumas figuras geométricas (triângulos, quadriláteros, quadrados e retângulos). Buscou-se, através de desenho, reconhecimento de figuras e explicações orais, verificar como eles compreendem cada uma dessas figuras geométricas, analisando suas manifestações orais e escritas. Algumas das atividades desenvolvidas pelos estudantes foram criadas pela pesquisadora e, outras, extraídas das propostas por Van Hiele. Os sujeitos desta pesquisa foram seis estudantes do Primeiro Ciclo do Ensino Fundamental de uma escola municipal de Curitiba, Paraná, sendo dois do 1.o ano, dois do 2.o ano e dois do 3.o ano. A metodologia de pesquisa foi qualitativa, com enfoque interpretativo. Os resultados mostraram que há indícios de compreensão conceitual em geometria no Primeiro Ciclo do Ensino Fundamental, já que alguns estudantes mostraram conhecimento de propriedades de figuras geométricas, embora não utilizem linguagem adequada. Eles se encontram em processo de alfabetização matemática em geometria por estarem aprendendo o "alfabeto matemático" referente à geometria, ou seja, a leitura e a escrita de figuras geométricas. As dificuldades referem-se, em grande parte, ao não reconhecimento de figuras geométricas em desenhos que não se assemelhem a protótipos usualmente apresentados.pt_BR
dc.format.extent209f. : il.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectRedação acadêmicapt_BR
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectGeometria - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectMatemática - Estudo e ensino (Ensino fundamental)pt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleAlfabetização matemática : manifestações de estudantes do primeiro ciclo sobre geometriapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples