dc.contributor.other | Guérios, Ettiène Cordeiro, 1952- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
dc.creator | Bueno, Cinthya | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-02-02T14:29:25Z | |
dc.date.available | 2024-02-02T14:29:25Z | |
dc.date.issued | 2009 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/22084 | |
dc.description | Orientadora: Ettiène Cordeiro Guérios | pt_BR |
dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 25/08/2009 | pt_BR |
dc.description | Bibliografia: f. 110-112 | pt_BR |
dc.description | Linha de pesquisa: Educação Matemática | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo: Esta pesquisa observou manifestações de estudantes do Primeiro Ciclo do Ensino Fundamental a respeito de algumas figuras geométricas (triângulos, quadriláteros, quadrados e retângulos). Buscou-se, através de desenho, reconhecimento de figuras e explicações orais, verificar como eles compreendem cada uma dessas figuras geométricas, analisando suas manifestações orais e escritas. Algumas das atividades desenvolvidas pelos estudantes foram criadas pela pesquisadora e, outras, extraídas das propostas por Van Hiele. Os sujeitos desta pesquisa foram seis estudantes do Primeiro Ciclo do Ensino Fundamental de uma escola municipal de Curitiba, Paraná, sendo dois do 1.o ano, dois do 2.o ano e dois do 3.o ano. A metodologia de pesquisa foi qualitativa, com enfoque interpretativo. Os resultados mostraram que há indícios de compreensão conceitual em geometria no Primeiro Ciclo do Ensino Fundamental, já que alguns estudantes mostraram conhecimento de propriedades de figuras geométricas, embora não utilizem linguagem adequada. Eles se encontram em processo de alfabetização matemática em geometria por estarem aprendendo o "alfabeto matemático" referente à geometria, ou seja, a leitura e a escrita de figuras geométricas. As dificuldades referem-se, em grande parte, ao não reconhecimento de figuras geométricas em desenhos que não se assemelhem a protótipos usualmente apresentados. | pt_BR |
dc.format.extent | 209f. : il. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.relation | Disponível em formato digital | pt_BR |
dc.subject | Redação acadêmica | pt_BR |
dc.subject | Matemática - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Geometria - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Matemática - Estudo e ensino (Ensino fundamental) | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.title | Alfabetização matemática : manifestações de estudantes do primeiro ciclo sobre geometria | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |