Abrigar o corpo, cuidar do espírito e educar para o trabalho : ações do estado do Paraná à infância do "Abrigo Provisório Para Menores Abandonados" ao "Educandário Santa Felicidade"
Abstract
Resumo: A presente pesquisa aduz como objetivo central a análise das ações do Estado do Paraná direcionadas à infância, atendida pelo Abrigo Provisório para Menores Abandonados de Santa Felicidade (1947-1952) e, posteriormente, pelo Educandário Santa Felicidade (1953-1957). Especificamente, buscou-se identificar as peculiaridades do atendimento prestado à infância, assim como as prescrições do Estado, as realizações da instituição e as implicações que esse atendimento representou para a criança por ela atendida. Para tanto, este estudo se ancorou na hipótese de que a criança pobre e abandonada, atendida nos dois períodos em que se pesquisou a instituição, fez parte de uma infância diferenciada, visualizada como um problema social, que esteve sujeito a encaminhamentos específicos por parte do Estado. As fontes utilizadas para a realização do estudo compreenderam relatórios, jornais, fotografias, plantas, ofícios, termos de sessão, entre outros documentos de caráter jurídico e governamental. Para obtê-las, foram consultados diversos acervos, entre os quais: o Arquivo Público do Paraná, a Biblioteca Pública do Paraná e a Casa da Memória. A partir da análise das fontes e do diálogo com autores pertinentes à área de História e Historiografia da Educação, apontam-se discursos, legislações, planos e obras direcionados à infância; as implicações da provisoriedade na vida da criança; e as mudanças e continuidades na passagem de Abrigo Provisório a Educandário, de forma a considerar as duas faces de uma mesma moeda. Abstract: This present research aims the analysis of the actions provided by the State of Paraná towards childhood issues, more specifically the ones by Provisional Shelter for abandoned children of Santa Felicidade (1947 - 1952) and, after that, the ones by Santa Felicidade Children School (1953 - 1957). This work tries to identify peculiarities about the service given to children as well as the prescriptions from the State, the accomplishments from the institution and the implications that this service represented to children assisted by it. The current study supports itself by the idea that the poor and abandoned child (assisted by the institution during those periods mentioned above) took part in a different childhood, as she or he was seen as a social problem, who passed through specific requirements from the State. The sources which were used for this research are paper reports, newspapers, photographs, blueprints and official files, among other legal and governmental documents. Public archives were consulted, such as Public Archive of Paraná, Public Library of Paraná and House of Memory. Through the analysis of the sources and the dialogue between them and well known researchers from the History and Historiography of Education area, one can find discourses, legislations and plans related to childhood issues; the implications of the briefness in children's lives; the changes during the process from Provisional Shelter to Children School, trying to take into account the two sides of the same coin.
Collections
- Teses & Dissertações [10122]