• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • Teses & Dissertações
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • Teses & Dissertações
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Teoria Rough Sets e análise de correlação canônica : aplicação na avaliação de recursos tecnológicos do ensino básico

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    dissertacao_mariaivete_19nov2009l.pdf (1.779Mb)
    Data
    2009
    Autor
    Basniak, Maria Ivete
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo: Atualmente todos os setores da sociedade têm passado por mudanças em função do uso das novas tecnologias. Assim, a fim de melhorar a qualidade do ensino no Estado do Paraná, diversos recursos têm sido implantados. Todas as escolas do Estado do Paraná dispõem atualmente de laboratórios de informática, os professores têm acesso a um portal educacional onde podem realizar pesquisas a fim de melhorar suas aulas, e onde podem colaborar com a produção de material. Foi implantado em cada sala de aula uma TV Multimídia e todos os professores receberam um pendrive com capacidade de 2 Gb para preparar suas aulas e incorporar os recursos disponíveis no Portal Dia-a-dia e internet por meio da TV Multimídia. Produções dos professores são sistematizadas em Objetos de Aprendizagem Colaborativo (OACs) e produção de aulas (FOLHAS), que são disponibilizados no Portal Dia-a-dia Educação. As melhores produções passam a fazer parte do livro didático público do Paraná, que é disponibilizado aos alunos e professores do Ensino Médio. Os professores em geral são convidados a participarem de capacitações presenciais, semipresenciais e a distância, onde tem oportunidade de apropriarem-se de tais recursos, de trocarem experiências com outros professores e de encontrar subsídios para aprimorar seus conhecimentos e, consequentemente, suas aulas. Podem ainda contar com assessorias in loco nas escolas realizadas pelas Coordenações Regionais de Tecnologia na Educação (CRTEs) para auxiliá-los na utilização e implementação desses recursos em suas aulas. Surge então a necessidade de avaliação desses novos procedimentos metodológicos e administrativos a fim de verificar se o objetivo inicial foi de fato alcançado e também uma forma de melhorar continuamente a qualidade do ensino. Assim, o principal objetivo deste trabalho foi avaliar a correlação existente entre a disponibilidade e acesso aos recursos tecnológicos nas escolas e colégios estaduais do NRE de União da Vitória e o desempenho dos alunos e a prática docente dos professores. Essa avaliação foi feita através da análise de correlação canônica. Foi aplicada também a Teoria de Rough Sets, que permite a redução de variáveis e a geração de regras de decisão através das quais se tem uma visão mais clara da opinião dos professores em relação à classificação desses recursos em relação a sua prática pedagógica, verificando a importância atribuída a esses recursos pelos professores dos estabelecimentos de ensino, como indispensáveis, necessários ou desnecessários em suas práticas pedagógicas. Isto foi possível graças à construção de um banco de dados a partir das informações obtidas com a aplicação de um questionário aos professores. Os resultados apontam para a alta correlação entre os dois grupos de variáveis, recursos tecnológicos implantados e indicadores de qualidade na educação e para o fato da maioria dos professores considerarem tais recursos necessários à sua prática pedagógica.
     
    Abstract: Nearly all sectors of society have undergone changes due to the use of new technologies. Thus, in order to improve the quality of education in the State of Paraná, a big amount of resources have been deployed. Currently, all schools in the state of Parana have computer labs; teachers have access to an educational website where they can conduct research to improve their lessons, and where they can collaborate with the production of pedagogical material. It was implemented in every classroom, a Multimedia-TV and to all teachers was given a memory stick of 2 GB memory capacity, to prepare lessons and incorporate the features available on the "Dia-a-dia" website and internet access through the TV Multimedia. Teachers’ productions are systematized in Collaborative Learning Objects (OACS) and lesson production (FOLHAS), which are available on the "Dia-a-dia Educação" website. The best products will take part on the Parana’s public textbooks, which are available to students and teachers in the high school. Teachers in general are invited to participate in meetings to develop classroom skills, and partial-distance, where they find opportunity to take ownership of such resources, to exchange experiences with other teachers and find grants to improve their knowledge and hence their lessons. They can also stand by an advisory service in schools conducted by the Regional Coordination of Technology in Education (CRTEs) to assist in their use and deployment of these resources in their classes. Then, there is a need for evaluation of these new methodological and administrative procedures to verify that the initial goal was actually achieved and also in order to improve the quality of education. However, the main objective of this study was to evaluate the correlation between the availability and access to technology resources in schools and colleges of the state in the União da Vitória’s NRE and the performance of students and the teaching practice of teachers. This assessment was made by canonical correlation analysis. It also applied the Theory of Rough Sets, which allows the reduction of variables and generation of decision rules by which it has a clearer view of the teachers regarding the classification of these resources for their teaching, noting the assigned importance to these resources by teachers of higher education, as essential, necessary or unnecessary to pedagogical practice. This was possible because of the construction of an information database obtained from the application of a questionnaire to teachers. The results indicate a high correlation between the two groups of variables, resources, implementation of technologies and quality indicators in education and also to the fact that most teachers consider such resources to their teaching.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/21576
    Collections
    • Teses & Dissertações [10464]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV